Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Procuradores da República apoiam a Justiça Federal e a Operação Lava Jato; é uma resposta à entrevista da advogada de defesa da Odebrecht , empresa envolvida até o talo no Petrolão

Segunda, 29 de junho de 2015
Da ANPR  — Associação Nacional dos Procuradores da República
ANPR apoia atuação de membros da magistratura judicial e ministerial


Brasília (29/06/2015) – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público manifestar irrestrito apoio aos membros da magistratura judicial e ministerial e também aos policias federais que vêm conduzindo de maneira exemplar, impessoal, profissional e irrepreensível a Operação Lava Jato. O juiz federal Sérgio Moro, os componentes da Força Tarefa da Lava Jato do MPF e Policiais Federais têm demonstrado o elevado grau de maturidade das instituições de Justiça brasileiras.
Pautada invariavelmente pelo rigor técnico – com a coleta de amplo e robusto acervo probatório – e pelos princípios da impessoalidade e da legalidade, a Operação Lava Jato adentrou recentemente a sua 14ª fase, comprovando mais uma vez que a lei deve valer para todos, característica típica de países democráticos e fiéis aos mais caros valores republicanos.
Pressupor que instituições fundamentais para a democracia e pela via de profissionais experientes e sem mácula poderiam se nortear, eventualmente, por qualquer orientação pessoal ou por qualquer objetivo que não o da Justiça e do interesse público é desconhecer os fatos, o direito e os resultados concretos já alcançados pela Operação Lava Jato, sempre por meio de minuciosa coleta de provas e através de medidas legais sancionadas por todas as instâncias da Justiça e do Estado de Direito. 
Estratégias de defesa que invocam a violação do direitos humanos dos investigados no presente caso - o que absolutamente não ocorreu -, denotam desconhecimento e enfrentamento a todo sistema judicial brasileiro e às suas diversas instâncias recursais. O Brasil não mais suporta ou se coaduna com a impunidade dos poderosos. A lei existe para todos.
Os procuradores da República repudiam qualquer tentativa infundada de desacreditar o trabalho dos agentes públicos envolvidos na Lava Jato e reafirmam sua inteira confiança de que juízes, membros do Ministério Público e policiais federais não extrapolaram os seus deveres constitucionais e agiram com absoluto respeito pelos direitos e garantias individuais.
José Robalinho Cavalcanti 
Procurador Regional da República 
Presidente da ANPR