Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Nota da Rede sobre a convocação, por Bolsonaro, de manifestação de caráter fascista contra a democracia e pelo fechamento do Congresso e STF

Quarta, 26 de fevereiro de 2020

A convocação de manifestações de caráter fascista contra as instituições democráticas, especialmente contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, previstas para o dia 15 de março, patrocinadas pela extrema direita e com o apoio explícito do presidente da república e de seus subordinados, é um crime contra a Constituição Federal do Brasil e está sendo repudiado por todas as forças políticas e instituições democráticas da nossa república.

Essa atitude fascista não chega a ser supresa, diante do histórico, do perfil e da prática política reacionária de Jair Bolsonaro, que sempre defendeu ditaduras militares, tendo como heróis tiranos e torturadores como Pinochet e Brilhante Ustra. A convocação desses atos fascistas vem na sequência de vários pronunciamentos em defesa do autoritarismo, proferidos pelos filhos do presidente e por diversos integrantes do chamado “bolsonarismo”, deputados da direita e integrantes das forças armadas, como o general Augusto Heleno. Esses pronunciamentos defendem a volta do regime militar e  do AI-5, bem como o fechamento do Congresso Nacional e do STF.

O apoio a essas manifestações por parte de Bolsonaro, agora na condição de Presidente da República, constitui crime de responsabilidade, pois atenta contra o estado democrático de direito e às Instituições da República, merecendo, portanto a desaprovação de toda a sociedade brasileira.

Esse ataque à democracia, por parte do presidente e sua base de apoio, ocorre no momento em que o país apresenta alto nível de desemprego, baixo crescimento, saldos negativos em balança comercial e paralisação  e retrocesso em áreas importantes como educação, saúde, meio ambiente, política externa e soberania nacional.

A Rede Sustentabilidade se soma a todas as forças democráticas e anti-fascistas na condenação a essas manifestações ultra-conservadoras e conclama todos os brasileiros e brasileiras a se manifestarem contra este crime e em defesa da democracia. 

Brasília, 26 de fevereiro de 2020.

Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade