Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Tem araponga da Abin na UnB

Sábado, 15 de fevereiro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Falha do ministério da Economia, no repasse de dados dos servidores públicos federais revelou a presença de espião da Abin no campus da UnB. Foto de Chico Sant’Anna.


Revelação demonstra que o Brasil volta a vivenciar práticas de exceção e é fruto de um imbróglio entre o Ministério da Economia e uma empresa ‘clube de descontos’, que está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União. Episódio relembra os tempos da Ditadura Militar.

Por Chico Sant’Anna, com informações da Carta Capital

Os anos de chumbo voltaram?

Foi identificada a existência de um agente secreto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Universidade de Brasília. Não, ele não entrou pelo vestibular, muito menos pelo Enem. Ele trabalha disfarçado de vigilante na UnB. Ele é um “oficial de inteligência”, o topo da carreira na Abin, do qual se exige ensino superior e a produção de relatórios. A revelação da ação de espionagem das atividades de estudantes, professores e servidores foi divulgada em reportagem de André Barrocal, da revista Carta Capital.

É sempre bom lembrar que estão nas universidades segmentos da sociedade que defendem a causa do meio-ambiente, da Amazônia, dos direitos de gênero, da pauta identitária, d da causa indígenas, o ensino público e gratuito, do combate a privatização do Estado, dentre outros temas que não são de agrado do governo Bolsonaro. O governo, por meio do ministério da Educação já chegou a classificar as universidades e, em especial a UnB, de centros de balbúrdia.

Leia a íntegra