Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PSOL aciona PGR contra Bolsonaro por convocar atos que pedem fechamento do Congresso e STF

Quarta, 26 de fevereiro de 2020
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na última terça-feira (25), veio à tona a grave notícia de que Jair Bolsonaro convocou a população para manifestações que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, através de vídeos disparados pelo WhatsApp. Com essa postura, o presidente aumenta a aposta na afronta ao regime democrático.
Nesta quarta-feira (26), portanto, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir a investigação, autuação e responsabilização de Jair Bolsonaro e seus aliados que também estejam convocando a população para atacar a democracia.

A atitude autoritária do presidente fere incisivamente a democracia brasileira e contradiz a Constituição Brasileira, já que defende o combate ao livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público; ao exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; e a improbidade administrativa.
“É importante ressaltar que esta não é a primeira ameaça contra a democracia promovida pela família Bolsonaro e seus aliados. Tem sido recorrente falas e atitude que colocam em xeque a democracia de nosso país”, afirma o pedido de investigação e sanção protocolado pelo PSOL.
Em nota divulgada na manhã desta quarta, o PSOL convocou seus militantes, simpatizantes e todos os democratas a se mobilizar contra a escalada golpista do governo Bolsonaro. Manifestações nos dias 8 de março (Dia Internacional da Luta das Mulheres), 14 de março (2 anos do assassinato político de Marielle Franco) e 18 de março (Greve Nacional da Educação) serão o início de um grande levante contra a retirada dos direitos promovida pelo governo Bolsonaro e em defesa da democracia contra qualquer aspiração golpista.