Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 23 de março de 2010

Cristovam alerta para os riscos do mau uso dos recursos do petróleo

Terça, 23 de março de 2010
da Agência Senado
Em discurso nesta segunda-feira (22), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) chamou a atenção para a necessidade de o Brasil empregar corretamente os recursos do petróleo do pré-sal citando o Haiti como um exemplo do que pode ocorrer quando um país não investe da maneira correta os seus recursos. Ele lembrou que o Haiti já foi considerado no passado "a pérola das Antilhas", tendo, no ciclo do açúcar, uma riqueza equivalente a do Brasil, mas se fez pobre da mesma maneira que outros países da América Latina: deixando suas riquezas se esvaírem e não usando os seus recursos para investir na educação de base.
- O Haiti é a prova do erro de investimento da riqueza que então dispunha, o açúcar - alertou.
Cristovam assinalou que o petróleo é um recurso esgotável, que vai acabar dentro de 50 anos, e que "é burrice" não aplicar bem os recursos resultantes da sua exploração, desperdiçando essa riqueza. O senador disse que talvez o petróleo até fique obsoleto antes de acabar, tendo o seu uso proibido dentro de 15 ou 20 anos, caso o aquecimento global se agrave.
O senador citou como positivo o exemplo da Noruega, que criou um fundo de investimento com recursos obtidos com a exploração do petróleo. Ele apresentou, junto com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), um projeto de lei propondo a criação de um fundo de investimento semelhante no Brasil. Também apresentou outro projeto em que regulamenta a forma de distribuição dos rendimentos do fundo conforme o número de estudantes nos estados e municípios.
- Essa é única forma de não roubarmos nossas crianças e o nosso futuro - frisou.
O senador citou também o caso da Embraer. Ele disse que há 50 anos o Brasil pagou royalties a São José dos Campos para manter o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) e o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) funcionando e criar a estatal Embraer. Graças a esse bom uso dos royalties, prosseguiu Cristovam, São José dos Campos é uma cidade com futuro garantido pelo investimento em alta tecnologia.
- Se o governo tivesse doado o dinheiro para São José dos Campos e dissesse: façam o que quiserem, provavelmente nós políticos iríamos gastar para ganhar a próxima eleição e não para construir um parque científico-tecnológico a serviço das próximas gerações. Eu me assusto quando vejo como é gasto, hoje, o dinheiro dos royalties do petróleo nos estados e cidades produtores - afirmou.
Água
Ao finalizar seu pronunciamento, Cristovam lembrou o Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira, e disse que a água é o recurso mais importante para a humanidade. Ele notou que o petróleo é substituível, mas não há como substituir a água e reclamou a falta de uma estratégia para proteger as reservas de água doce, como os submarinos comprados para proteger o petróleo da camada pré-sal.