Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretaria de Saúde do Rio fecha UPA da Maré por causa da falta de segurança

Segunda, 26 de setembro de 2011
Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A falta de segurança levou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio a fechar hoje (26), por tempo indeterminado, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da comunidade da Maré, na zona norte da cidade. Nas proximidades da UPA, são constantes, nas últimas semanas, os confrontos armados entre policiais e traficantes. De acordo com a secretaria, o pedido de fechamento da unidade foi feito pelo comando da Polícia Militar.

Mas, segundo o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré), coronel Cláudio Oliveira, a unidade já se encontrava fechada desde o dia 20, por causa da falta de água. E, em função disso, pediu o adiamento da reabertura da UPA.

Ainda de acordo com o coronel Oliveira, desde ao início das operações, quando a UPA foi fechada, a polícia prendeu 25 pessoas acusadas de tráfico de drogas e apreendeu 14 armas, entre pistolas, fuzis, rifles e metralhadoras, além 159 quilos de maconha, 34 quilos de cocaína, haxixe e crack.

A secretaria informou, por meio de nota, que a orientação para as pessoas que moram na Maré é procurar, em caso de necessidade, o Hospital Federal de Bonsucesso, e as UPAs da Penha e da Ilha do Governador, na zona norte. A nota informa ainda que “a medida tem por objetivo preservar a população local e a equipe de profissionais de saúde que trabalham na unidade”. A UPA da Maré foi a primeira a ser inaugurada pelo governo estadual, em 2007.