Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de setembro de 2011

Manobras para livrar o senador Gim Argelo no caso da licitação na CLDF

Sábado, 24 de setembro de 2011
E não é que mais uma vez a política suja de Brasília é tema de reportagem de revista semanal. Agora é a “IstoÉ” que traz para suas páginas políticas o que talvez fosse mais apropriado para “O Dia”, em páginas de Polícia. Voltou à imprensa o caso do senador Gim Argello (PTB-DF), aquele que era suplente de Roriz e ganhou de presente mais de sete anos de senado com a renúncia do ex-governador.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não gostou nada de saber que, segundo o Ministério Público Federal, está havendo manobras por agentes da Polícia Federal para adiar as investigações contra Gim. O senador do PTB é investigado por suspeita de desvio de recursos público, em licitações, quando exerceu a vice-presidência da Câmara Legislativa do DF entre 2003 e 2004.

Gilmar Mendes, que é o relator do processo no STF, ficou espantado com a morosidade da Polícia Federal em procedimentos básicos e preliminares. As alegações são de que testemunhas não eram localizadas e autoridades indiciadas recebiam tratamento privilegiado além do que a lei prevê.

Atualmente o inquérito, que se encontra na Corregedoria da PF, em Brasília, ainda tem como indiciado o deputado distrital Benício Tavares (PMDB), presidente da CLDF à época em que o caso de corrupção teria acontecido. O ministro Gilmar Mendes, irritado, enviou ofício ao corregedor da PF, Valdinho Caetano, onde pede ”mais empenho” à PF e assinala que “nada justifica o equívoco” da instituição ao oficiar Gim Argello solicitando-lhe “marcação de data e hora para a inquirição”. Essa solicitação não procede, segundo o ministro do Supremo, pois Gim já constava como indiciado e caberia a um delegado definir os critérios para ouvi-lo. O senador só teria o privilégio de escolher as datas do depoimento caso constasse como testemunha, o que não é o caso. Ele é indiciado.

Clique aqui para ler a reportagem da revista “IstoÉ”