Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Movimentos

Sexta, 30 de setembro de 2011 
Por Ivan de Carvalho
A movimentação foi grande ontem em Salvador.

A propósito, a ponte ficou linda. Vi no Youtube. Estou pensando em reservar o fim de semana para fazer a travessia do mar que separa a capital e a ilha, ida e volta de carro. Aproveitarei para ver se o João Ubaldo está por lá, só para ter o prazer de desafiá-lo a afirmar que não mudou de idéia, que não gostou da ponte. Pode ser que teime em não dar o braço a torcer, mas, ainda assim, du-vi-d-o-do.

Depois penso em pegar um navio para ter o prazer de ver o concreto se abrindo naquela espetacular manobra para dar passagem à embarcação, a bordo da qual aproveitarei a oportunidade para desafiar Netuno a mandar seus maiores tsunamis, que tremerão de vergonha ao fracassarem ante a maravilha inabalável.

Soube até que uma ONG aí, não me lembro qual, já está planejando organizar semanalmente uma corrida (é corrida mesmo, caso alguém esteja achando que me enganei e que se pretende organizar correntes) de não sei quantos guias pela ponte, seguidos por pessoas com necessidades especiais absolutas ou relativas (este, meu caso) nos membros inferiores. A premissa de tais corridas, segundo me foi dito, é a de que nenhum coxo, paraplégico, ou mesmo um mero preguiçoso se manterá sentado ante o apelo de uma corrida sobre o mar da baía.

Mas enquanto os soteropolitanos e os ilhéus se maravilham com o monumental enfeite utilitário da Bahia de Todos os Santos, outros motivos menos espetaculares precisam ser assinalados com insistência para que não passem despercebidos pelo ofuscamento produzido pela ponte.

Assim é que o deputado João Leão, do PP e chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, completou a travessia terrestre e política de Lauro de Freitas para capital com uma travessia burocrática-eleitoral, transferindo para a cidade do Senhor do Bonfim (não confundir com a cidade de Senhor do Bonfim) seu título de eleitor, o que o torna apto a ser candidato à sucessão do prefeito João Henrique, também do PP.

Como no caso de Mário Kertész, cuja filiação ao PMDB não o obriga a disputar a prefeitura, a transferência de cidade em que vota não obriga Leão a entrar na mesma disputa. Mas estão os dois habilitados e o mais vai depender da conjuntura, das articulações e da vontade de algumas pessoas, inclusive deles mesmos. Outro movimento foi feito ontem pelo prefeito João Henrique. Derramou-se em elogios ao governador, por quem tem admiração como governador e também como pessoa “de quem aprendi a gostar”.

Mas João Henrique, definido por um experiente e atilado político baiano como “um visionário”, tratou de justificar a definição. Inseriu numa conversa com jornalistas referência a 2014. Para ele, o debate sobre sua sucessão começou cedo: “Começou muito cedo. Tão cedo que já estão falando até de 2014”. E ante a provocação do site Política Livre sobre a participação dele, João Henrique, no debate sobre a sucessão de governador, em 2014, o prefeito, evangélico, levantou vôo: “2014 está nas mãos de Deus. A minha vida sempre foi assim. Sempre que eu quis muito uma coisa e essa coisa não veio para mim, eu pensei que ia ficar triste, que ia ser ruim, mas acabou sendo melhor, principalmente no campo profissional (político)”.

E concluiu, contrito e convicto: “Não adianta ter obsessão por nada, porque os caminhos estão escritos e Deus sabe escrever. Deus está sempre reservando uma coisa melhor para a gente – (assim tipo uma mudança do Palácio Thomé de Souza para o Palácio de Ondina, entre outras hipóteses).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Este artigo foi publicado originalmente na Tribuna da Bahia desta sexta.
Ivan de Carvalho é jornalista baiano.