Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Associação Nacional dos Procurador da República repudia críticas a Gurgel e reforça lisura no processo de aquisição de tablets

Quarta, 27 de fevereiro de 2013

Nota da Associação Nacional dos Procuradores da República foi divulgada nesta terça-feira, 26 de fevereiro

A Associação Nacional dos Procuradores da República vem a público, mais uma vez, repudiar as críticas feitas ao trabalho do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que se somam a um conjunto de tentativas de intimidação de membros do Ministério Público, cuja atuação obstinada vem mudando a história da corrupção no país com condenações de agentes públicos criminosos e seus comparsas.

A mais recente acusação é de que a Procuradoria Geral da República teria direcionado uma licitação para a compra de tablets. Ora, a PGR é um órgão que prima pela qualidade de sua administração, desenvolvendo para tanto um Planejamento Estratégico, dentro do qual foi iniciado, em 2011, um estudo para definir uma política de computação móvel.

Todo o processo de aquisição viu-se acompanhar pelo Subcomitê Estratégico de Tecnologia da Informação (SETI), composto por representantes do procurador-geral da República, do Conselho Superior, da Corregedoria, das Câmaras de Coordenação e Revisão, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, e de dois representantes de procuradorias regionais da República distintas e cinco de procuradorias da República nos Estados, localizados em cada uma das cinco regiões geográficas.

Levaram-se em conta pontos como a redução dos custos de preparação da infraestrutura tecnológica e os treinamentos necessários à correta operação dos tablets. Por fim, concluiu-se que o IOS era o sistema operacional mais conveniente para os dispositivos móveis do MPF.

Tal decisão fez do iPad, na prática, a solução mais compatível, já que o Iphone também estava sendo adotado pela instituição e, entre outras vantagens, os aplicativos adquiridos para este também seriam disponibilizados automaticamente para o iPad, sem custo adicional e com o mesmo modelo de usabilidade.

Compras similares, de produtos específicos, já foram feitas por outros órgãos públicos, inclusive com a aprovação do Tribunal de Contas da União. Dessa forma, a ANPR ressalta que não irá admitir acusações infundadas contra a atuação de seus associados e estará vigilante para defender o invariável exemplar desempenho dos membros do MPF por todo país.