Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MPF/DF convoca audiência pública sobre programas de TV com abordagem policial


Sexta, 27 de fevereiro de 2015
Do MPF
Principal objetivo é discutir adoção de medidas para evitar violação de direitos humanos
Como evitar a violação de direitos humanos durante a exibição de programas de TV, classificados como “policialescos”? Esse é o tema de audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) no DF e que deve reunir representantes dos Ministérios da Justiça e das Comunicações, de emissoras de TV e da sociedade em geral. O evento, marcado para o dia 16 de maço, será realizado no auditório da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) das 9h às 13 horas.
A decisão de promover a audiência pública partiu da procuradora da República Ana Carolina Alves Araújo Roman, que está à frente de inquérito civil instaurado para apurar suspeitas de abusos cometidos por duas emissoras de TV que mantém programação local no Distrito Federal. No edital de convocação para o evento, a procuradora frisou que, durante 30 dias, o MPF monitorou a programação de quatro programas televisivos, exibidos pelas TV Brasília e Record.”Foi constatado que tais programas transmitem imagens de suspeitos presos em ações da Polícia Civil do Distrito Federal, com a conivência de autoridades policiais e sem autorização dos suspeitos”, detalha o documento, completando que a prática configura desrespeito à dignidade da pessoa humana.

Para participar da audiência pública, os interessados devem fazer inscrição prévia pelo e-mail PRDF-GabAA@mpf.mp.br ou via telefone (61) 3313-5494. No ato da inscrição, é preciso fornecer nome completo, a entidade ou órgão público – caso seja vinculado a algum – e ainda se deseja manifestar-se durante o debate. A quantidade total de inscritos dependerá da capacidade do Auditório Pedro Jorge, onde o evento será realizado.
De acordo com as regras previstas no edital, a audiência será iniciada pelo MPF que, em 30 minutos, fará uma exposição dos motivos para a realização do evento, bem como os aspectos fáticos e jurídicos que envolvem a questão. Em seguida, deverão falar os representantes dos dois ministérios convidados e das emissoras de TV, sendo que cada um poderá usar a palavra por 15 minutos. A programação prevê, na sequência, manifestações da sociedade – pessoas que fizeram a inscrição prévia . |Neste caso, o prazo de cada interferência é de 10 minutos. A última etapa será o fechamento do evento, com conclusões e eventuais encaminhamentos.
Clique aqui para ter acesso ao edital com as regras para a audiência pública.