Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Rumo à etapa Distrital da 16ª Conferência Nacional de Saúde. E viva o SUS/DF

Sexta, 12 de abril de 2019

================

Fonte: Conselho de Saúde do DF

Com o tema central “Democracia e Saúde” acontecerá, em agosto, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília – DF. A Conferência tem como Eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

No Distrito Federal teremos a 10ª Conferência Distrital de Saúde – 10a CDS – acompanhando o tema e eixos centrais da Etapa Nacional, sendo assim, as Conferências das Regiões de Saúde encerram as suas etapas em ritmo intenso de trabalho e muita animação para a Etapa Distrital, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 junho, onde as propostas aprovadas irão para debates e discussão na etapa Distrital, para serem contempladas em relatório final para a Etapa Nacional. Somente as propostas dos eixos estabelecidos, e estando dentro das discussões nacionais, farão parte do relatório final e poderão ser referenciadas como propostas para políticas nacionais de saúde pública no Sistema Único de Saúde – SUS.  

Foram 7 etapas, envolvendo aproximadamente duas mil pessoas, usuários, trabalhadores, gestores e convidados. Os debates aconteceram sempre focando o fortalecimento do Sistema Público de Saúde do DF. A Secretaria Executiva do Conselho de Saúde do DF acompanhou todas as etapas na intenção de assessorar nas tomadas de decisões com informações e orientações que foram fundamentais para o sucesso das Etapas Regionais.

Participaram das atividades deputados e convidados, entre eles cabe citar: Deputado Jorge Vianna, Deputada Erika Kokai, Deputada Arlete Sampaio, Deputado Rodrigo Delmasso, Deputada Jaqueline Silva, Deputado Fabio Felix, Deputado Hermento, Deputado Leandro Grass, Deputado João Cardoso. As Administrações Regionais foram parceiras fundamentais na estrutura das Conferências Regionais e os Administradores tiveram presença garantida além de outros colaboradores como comerciantes locais e movimentos organizados da sociedade civil. 

Para a Coordenadora da Relatoria da 10ª CDS, Conselheira Trabalhadora Jeovânia Rodrigues Silva, as etapas foram um rico aprendizado e também refletiram o amadurecimento do Controle Social no DF. “Não podemos negar a nossa alegria em termos construído propostas muito importantes e que serão os eixos estruturantes das políticas públicas de Saúde do DF, como prevê a Lei Orgânica do SUS. Da mesma forma, para as propostas dos eixos nacionais que iremos trabalhar no relatório final, se aprovadas na etapa Distrital. Esperamos que os gestores e o poder público tenham no relatório final da 10a Conferência de Saúde do DF o instrumento norteador do Plano Plurianual e do Plano Distrital de Saúde.” Segundo a conselheira as etapas Regionais se configuraram em uma grata surpresa na organização. “Foram dias de muita riqueza nos debates na perspectiva de fortalecimento do SUS DF”.

A Presidente do Conselho Distrital de Saúde do DF, Lourdes Piantino, lembra que agora o foco é a etapa Distrital, “teremos 332 delegados oriundos das Etapas Regionais e 56 delegados natos, com aproximadamente 500 pessoas na 10ª CDS. Segundo a Presidente, o Conselho de Saúde do DF tem  buscado formas de realizar uma Conferência inédita e com um produto final qualificado para que as propostas possam se transformar em políticas efetivas no SUS DF. “Entendemos a ansiedade de cada participante e vamos lutar para que essas propostas sejam eixos importantes na formulação de políticas públicas para o SUS DF, entendemos a importância do momento de luta para garantir a manutenção do SUS, patrimônio do povo brasileiro, e não podemos permitir retrocessos, vamos lutar pelo fortalecimento e manutenção do SUS”. Rumo à etapa Distrital e viva o SUS DF.