Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 30 de abril de 2019

Senadora Leila Barros (PSB-DF) divulga nota em defesa da UnB

Terça, 30 de abril de 2019
NOTA EM DEFESA DA UnB
O bloqueio de 30% do orçamento da Universidade de Brasília (UnB), anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), pegou a comunidade docente e discente e os brasilienses de surpresa. O contingenciamento retira R$ 38 milhões da UnB, umas das melhores instituições de ensino do Brasil.

Embora tenha reconhecida excelência acadêmica no país, com nota 5, a máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Universidade de Brasília tem passado por dificuldades financeiras, que podem ser agravadas por essa decisão.
Faço um apelo ao Ministério da Educação para que reveja a decisão que impactará milhares de pessoas.
Em seus quatro campi, a UnB emprega servidores e funcionários terceirizados, além de ofertar serviços à comunidade e manter uma área de 4,3 mil hectares destinada à preservação ambiental e à produção acadêmica.
Por fim, é preciso reiterar que as universidades são espaços de livre pensamento e que contribuem diretamente com a formação da nossa sociedade. O atual momento econômico enfrentado pelo Brasil requer habilidade dos governantes para gerir o dinheiro público sem prejudicar e, se possível, sem interferir em políticas públicas essenciais para a sociedade, como nas áreas de educação, saúde e segurança.
Senadora Leila Barros (PSB-DF)