Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

COMEÇA 2022

Segunda, 3 de janeiro de 2022

COMEÇA 2022,

Entramos 2022, ano eleitoral, com Bolsonaro voltando de suas inoportunas férias e indo para o hospital com dores abdominais. 

Mesmo com o país que governa ainda em pandemia, convivendo assustado com a variante Ômicron do coronavírus, com a Bahia vivendo o drama de milhares de cidadãos e cidadãs desabrigados pelas chuvas, o presidente, inacreditavelmente, tirou férias. Isso mesmo, deu as costas a todos os problemas e foi passear.

Além do mais, o ano eleitoral começa com as pesquisas apontando que o presidente pode nem ir para o segundo turno. Avaliação do governo baixa, popularidade em queda, rejeição em alta, ingredientes para um derrota acachapante. 

Enquanto isso, Lula, o principal concorrente de Bolsonaro, esbanja saúde, otimismo, esperança. E cresce nas intenções de voto podendo até ser eleito no primeiro turno.

O ano começa com várias candidaturas à presidência já definidas. Todas buscam a tão propalada terceira via, todas querem derrotar Bolsonaro, todas lutarão para virar a segunda opção e sabem que o caminho é passar de Bolsonaro. Se isso acontecer é até possível que desista da reeleição. Mas 2022 está apenas começando.

Mauro Pinheiro (Gama/Distrito Federal)
03/01/2022