Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O universo do feminino

Quinta, 17 de fevereiro de 2022

Por Cida Torneros
É muito maior do que supõe nossa vá filosofia. Passa pelos milênios de aprendizado matriarcal e pelo advento do machismo opressor e feminicida. Quando assisto a novela O clone lembro que ainda hoje as mulheres afegãs são prisioneiras desse conceito de propriedade que o universo masculino desenvolveu.

Observo os variados feminismos e comportamentos trans. Concluo que há mesmo disputa de poder no meio dos ditos machos alfas, os que fabricam armas e fazem guerras. Com enxada na mão a desabrigada na tragédia de Petrópolis dá uma lição de amor para desenterrar o corpo da filha soterrada. Mulheres ainda desfilam. Mas também pensam. Fazem discursos e vão a luta. Malala e Greta dão banho em ditadores ou primeiros ministros. Merkel é exemplo de boa gestora política. Jacinda também. Que misterioso universo é esse o tal feminino estrutural? Vai comendo pelas beiras. Está crescendo, com certeza. Pasmem os senhores de engenho. Sacudam seus esqueletos os abusadores que já morreram e nem perceberam.

A Terra é mãe e anda brava. Está castigando seus filhos insensatos e depredadores. As cientistas já decifraram genomas capazes de elucidar seu universo. Cada fêmea traça ao seu modo o fim do século XXI. A guerra do petróleo e gás, ou da água e armas químicas dará lugar às novas bruxas modernas. Aquelas que defendem justiça e preservação ambiental. Os mísseis virarão sucatas. Apenas é questão de algumas décadas. Só algumas! Cida Torneros

---------------

Cida Torneros é jornalista aposentada e edita no Rio de Janeiro o Blog Vou de Bolinhas. É uma querida amiga deste Blog Gama Livre.