Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 20 de fevereiro de 2022

OMS revela que países produzirão as primeiras vacinas de mRNA contra COVID-19 na África

Domingo, 20 de fevereiro de 2022

Legenda: Uma trabalhadora de laboratório no centro de transferência de tecnologia de mRNA na África do Sul, um dos países selecionados para estabelecer a produção de vacinas de mRNA
Foto: © Rodger Bosch/OMS

Da ONU Brasil

Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia serão os primeiros países do continente africano a receber a tecnologia necessária para produzir vacinas de mRNA contra a COVID-19.

A tecnologia que será utilizada por esses países foi desenvolvida no centro global de transferência de tecnologia de mRNA, estabelecido na África do Sul com apoio da OMS no ano passado para apoiar países de baixa e média renda na fabricação de suas próprias vacinas.

Para o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a melhor maneira de lidar com emergências de saúde e alcançar a cobertura universal de saúde é aumentar significativamente a capacidade de todas as regiões de fabricar os produtos de saúde de que precisam, com acesso equitativo como objetivo principal.

Egito, Quênia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia serão os primeiros países do continente africano a receber a tecnologia necessária para produzir vacinas de mRNA revolucionárias, que se mostraram cruciais para a luta contra a COVID-19.

O anúncio foi feito em uma cerimônia organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Conselho Europeu, França e África do Sul, com a presença dos respectivos presidentes.

“Nenhum outro evento como a pandemia do COVID-19 mostrou que a dependência de algumas empresas para fornecer bens públicos globais é limitante e perigosa”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A revolucionária tecnologia de mRNA ensina as próprias células do corpo a produzir uma proteína que desencadeia uma resposta imune, sem usar nenhum material viral. No caso do COVID-19, ela produz um pedaço inofensivo da proteína spike, alertando o corpo para se defender do vírus.

Produção em solo caseiro - O centro global de transferência de tecnologia de mRNA foi estabelecido na África do Sul no ano passado para apoiar países de baixa e média renda na fabricação de suas próprias vacinas de mRNA – com os procedimentos operacionais e conhecimentos necessários para atender aos padrões internacionais.

Criado principalmente para lidar com a emergência da COVID-19, o centro tem o potencial de expandir sua capacidade para outras manufaturas, dando autonomia aos países quando se trata dos tipos de vacinas necessários para atender às suas prioridades de saúde.

Dependendo da infraestrutura, força de trabalho e capacidade regulatória do país, a OMS e os parceiros trabalharão com eles para desenvolver um roteiro, organizar treinamento e fornecer apoio para começar a produzir as vacinas altamente eficazes em casa, o mais rápido possível.

“Esta é uma iniciativa que nos permitirá fazer nossas próprias vacinas e isso significa respeito mútuo, investimento em nossas economias e, de muitas maneiras, retribuir ao continente”, disse o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Centro de biofabricação - Para garantir que todos os países desenvolvam a capacidade de produzir suas próprias vacinas e tecnologias de saúde, a OMS estabeleceu um centro de treinamento de força de trabalho em biomanufatura para Estados interessados ​​em produção e pesquisa científica e clínica, que será anunciado nas próximas semanas.

Além disso, as atividades atuais da OMS em apoio aos países de baixa e média renda se expandirão por meio de uma ferramenta global que avalia a capacidade dos países de garantir a qualidade, segurança e eficácia dos produtos de saúde. O novo centro também fornecerá treinamento para construir sistemas regulatórios ágeis e adequados à finalidade.

“No médio a longo prazo, a melhor maneira de lidar com emergências de saúde e alcançar a cobertura universal de saúde é aumentar significativamente a capacidade de todas as regiões de fabricar os produtos de saúde de que precisam, com acesso equitativo como objetivo principal”, disse o chefe da OMS.

Transferência de tecnologia - O centro de transferência de tecnologia de mRNA da OMS faz parte de um esforço maior para capacitar países de baixa e média renda a produzir suas próprias vacinas, medicamentos e diagnósticos para alcançar a cobertura universal de saúde.

O esforço inicial está centrado em tecnologias de mRNA e biológicos, que são importantes para a fabricação de vacinas e também podem ser usados ​​para outros produtos, como insulina para tratar diabetes, medicamentos contra o câncer e, potencialmente, vacinas para outras doenças prioritárias, como malária, tuberculose e HIV.

O objetivo final é estender a capacitação de produção nacional e regional a todas as tecnologias em saúde.

O presidente francês Emmanuel Macron destacou que em um mundo interconectado, novas colaborações mais fortes entre países, parceiros de desenvolvimento e outros são importantes “para capacitar regiões e países a se defenderem sozinhos, durante crises e em tempos de paz”.

“Melhorar os benefícios de saúde pública, apoiar a soberania da saúde africana e o desenvolvimento econômico são os principais objetivos do fortalecimento da produção local na África”, acrescentou.