Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Revitalização da W3: oportunidade perdida

Segunda, 7 de fevereiro de 2022

“Perdeu-se a oportunidade de se implementar um mais que necessário sistema cicloviário e de se provocar ao menos um debate para se melhorar o transporte coletivo na avenida. Incrementar apenas estacionamentos equivale a estimular o uso de veículos individuais, o que é contraproducente, inclusive sob o ponto de vista da política nacional de mobilidade urbana, além de perpetuar o tradicionalmente péssimo problema da deficiência do transporte público aqui.”

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Por Carlos Frederico Maroja de Medeiros*

A primeira preocupação de qualquer urbanista deveria ser o bem-estar da população. Não é o que acontece por aqui. As ações urbanísticas visam sempre e apenas o atendimento aos interesses dos comerciantes, na insistência de fazer a W.3 voltar a ser um “shopping”, algo que obviamente jamais ocorrerá, especialmente nos dias que correm, em que o comércio passa a ser mais virtual, e as lojas dos shoppings propriamente ditos viram mais propriamente mostruários.

O resultado com o qual convivemos é uma degradação constante que não atende aos próprios comerciantes, nem tampouco aos moradores. As intervenções cosméticas e meias-solas nas calçadas e estacionamentos visaram apenas atender à ilusão dos comerciantes de que, com isso, teriam um chamariz para a clientela.