Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vídeo mostra momento em que PMs atiram em manifestante em São Paulo

Segunda, 27 de janeiro de 2014
Jovem de 22 anos está internado em estado grave na UTI da Santa Casa de São Paulo

Do R7
Fabrício Nunes Chaves foi atingido por dois tiros após abordagem policial neste sábado (25) Reprodução/Rede Record

Câmeras de segurança flagraram o momento em que policiais militares abordaram o jovem Fabrício Nunes Chaves, de 22 anos. O rapaz, que participou da manifestação contra a Copa neste sábado (25), levou um tiro no peito e outro na virilha. Ele está internado na Santa Casa e de acordo com o boletim médico divulgado às 8h30 desta segunda-feira (27), o jovem continua na Unidade de Tratamento Intensivo em estado grave, porém estável.

De acordo com a Polícia Militar, dois homens em atitude suspeita foram abordados por policiais militares, e um deles fugiu correndo. Durante a fuga, segundo a corporação, Chaves teria tentado golpear dois policiais com um estilete e, ao continuar correndo, foi baleado pelos dois agentes. Segundo o boletim de ocorrência do caso, "os policiais encontraram um artefato explosivo feito em lata de cerveja" na mochila do rapaz.

A família, no entanto, discorda da versão da polícia. O irmão da vítima, Gabriel Nunes, confirmou que Chaves tinha o costume de participar de manifestações, mas negou que ele levasse explosivos. Segundo Nunes, o irmão usava o estilete para trabalhar. O jovem é estoquista em uma loja e usa o objeto para abrir caixas.

— Você acha que com um estilete você vai atacar um policial com uma arma?
 
Além disso, Nunes revela que testemunhas ouviram os policiais ameaçando o irmão.

— Várias pessoas me contaram que ouviram os disparos e "mata, mata, mata" dos policiais.

Durante a noite deste domingo (26), manifestantes iniciaram uma vigília na porta do hospital em que Chaves está internado. O grupo ainda permanecia no local na manhã desta segunda-feira.
 
Protesto
Ao todo, 135 pessoas foram detidas na noite deste sábado (25) pela Polícia Militar, após as cenas de violência e vandalismo durante a manifestação contra a Copa do Mundo no Brasil. A maioria estaria envolvida com agressões a policiais e com o rastro do quebra-quebra ocorrido em várias ruas do centro de São Paulo.

Os detidos foram conduzidos para duas delegacias, 78º Distrito Policial, nos Jardins, e 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, onde foram ouvidos e, posteriormente, liberados. A polícia informou ainda que três agências bancárias e uma viatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) foram depredadas. Um fusca também foi incendiado, após tentar passar por cima de um colchão em chamas.
 
Assista ao vídeo no R7
 - - - - - - - - - - - - - - - - -