Sábado, 26 de abril de 2014
Do portal Notibras
Aplicativo oficial da Copa troca tudo.
É erro para inglês se perder
Um aplicativo lançado pelo governo do Distrito Federal para informar turistas sobre os pontos turísticos da capital, dar a localização de monumentos e sugerir roteiros de passeios dá indicações erradas de endereços e telefones.
Segundo reportagem do G1, ao buscar a localização da
Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, o programa mostra o
Congresso Nacional, que fica a 6,5 km de distância um do outro.
O aplicativo, batizado de Turismo Brasília, foi lançado no último dia
16 para os sistemas Android e iOS. Além da falta de informações sobre
os monumentos da cidade, muitos telefones disponibilizados no programa
também estão incompletos. “Falta um pouco mais de informações nos
monumentos. Alguns nós nem sabemos o que são”, disse a inspetora
espanhola Imaculada Obiol.
Ao buscar pelo Clube do Choro, que fica ao lado do Estádio Nacional
Mané Garrincha, o aplicativo mostra a Ermida Dom Bosco, no final do Lago
Sul, a 18 km de distância. Quando a busca é pelo Conjunto Cultural da
República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a localização indicada é
a da Praça dos Três Poderes, na extremidade do Eixo Monumental.
Segundo a subsecretária de Marketing da Secretaria de Turismo do DF,
Janaína Vieira, todas as falhas serão corrigidas até a Copa do Mundo,
que começa no dia 12 de junho.
“A gente está passando por uma série de testes. Esses testes foram
feitos anteriormente, mas eles são importantes neste momento para que o
usuário e a gente identifique onde há duvida para que a gente possa
atualizar novamente esse aplicativo”, afirmou.
O aplicativo também ensina frases em português ao turista estrangeiro
– como, por exemplo, “Pode me mostrar onde é isso no mapa?”, “Que horas
começa o jogo?”, e “Vou ao aeroporto”.
Outras frases geraram polêmica, como a que ensina o turista a
reclamar de troco recebido a menos. Lojistas dizem que a frase indica
preconceito. “Está parecendo que a gente está a fim de passar a perna
nos turistas”, disse a balconista Maiara Silva.
A subsecretária de Marketing informou que, ao escolher as frases, o governo consultou vários guias turísticos do DF.