Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Motoristas não respeitam vagas especiais. E o governo do DF não está nem aí para coibir essa irregularidade no Gama

Quinta, 31 de julho de 2014
A falta de educação de muitos motoristas tem aumentado, possivelmente pela quase nenhuma campanha de conscientização e também pelo descaso que o governo do DF trata o problema do desrespeito ao direito de pessoas idosas ou com deficiência em garantir vagas especiais em estacionamentos de Brasília. No Gama a coisa é gritante. Vagas especiais são bloqueadas por carros, ou simplesmente ocupadas por quem não tem direito.

A seguir um relato do que ocorreu hoje à tarde no centro do Gama, no estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil. Mas são fatos que ocorrem todos os dias.

O carro escuro foi estacionado numa das duas vagas exclusivas para idosos. E lá ficou no mínimo quase uma hora. Ao lado dele outro veículo ocupa a única vaga para pessoas com deficiência. Em nenhum dos dois há a licença para estacionar aí. No veículo branco fotos mais abaixo mostram claramente que nenhum dos dois ocupantes tem deficiência física.


Observe que não há, no veículo Fiat escuro, o cartão de autorização para estacionamento em vaga exclusiva para idosos. O carro amarelo, por sua vez, exibia corretamente o cartão autorizativo.


Pela foto —não colocamos aqui o vídeo— dá para atestar que os dois ocupantes do carro branco estacionado na vaga para pessoas com deficiência física não apresentam qualquer deficiência de locomoção.  Eles se aproximam, depois de descerem rápido a rampa que leva à agência do Banco do Brasil no centro do Gama. Observe as duas fotos adiante.

O motorista chega à porta do veículo.

O motorista abre a porta.

Veja o carro Fiat escuro na vaga para idosos. O Wolks branco ao seu lado ocupa a vaga de pessoas com deficiência física. São os mesmos veículos das fotos anteriores.

Como o Fiat escuro tomava irregularmente uma das duas vagas para idosos, o motorista do veículo Chevrolet, irregularmente, ocupou a vaga destinadas a veículo de motorista/passageiro com deficiência física. Aparentemente o motorista era idoso, apesar de se locomover com bastante agilidade.

O veículo da foto abaixo, sem cartão de autorização, também estacionou na vaga destinada a pessoas com deficiência física. Foi apenas uma "carreirinha" no caixa eletrônico do BB. Mas, que foi falta de educação, foi sim.