Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 26 de julho de 2014

Foto aumenta suspeita de participação de Forças Armadas na morte de Zuzu Angel

Sábado, 26 de julho de 2014


Acidente de carro com a estilista Zuzu Angel
Foto do jornal O Globo, publicada no dia seguinte ao acidente de carro que matou a estilista Zuzu Angel — Divulgação/Comissão Nacional da Verdade
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
Uma fotografia do local acidente que resultou na morte da estilista Zuzu Angel, em abril de 1976, aumentou as suspeitas da Comissão Nacional da Verdade (CNV) do envolvimento das Forças Armadas no caso.

A foto, apresentada pelo ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do Espírito Santo Cláudio Guerra, mostra o coronel do Exército Freddie Perdigão ao fundo, perto do veículo acidentado. Apontado como autor de torturas e assassinato de pessoas durante o regime militar, Perdigão morreu na década de 90.


Mãe de Stuart Angel, integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) que desapareceu em 1971, Zuzu deu projeção internacional ao caso após ter feito críticas ao regime e passou a ser considerada “presença incômoda para o regime, que tinha todo interesse em seu desaparecimento”, disse o presidente da CNV, Pedro Dallari. Segundo ele, a foto deixa claro que houve algum tipo de participação das forças militares no acidente ocorrido no Rio de Janeiro.

“A grande revelação [obtida durante os depoimentos feitos nesta semana] veio a partir do depoimento de Cláudio Guerra, que apresentou uma fotografia na qual o oficial das Forças Armadas Freddie Perdigão aparece junto ao veículo acidentado. Isso estabelece um vínculo muito forte entre as Forças Armadas, já que Perdigão era notório operador em casos de violação de direitos humanos, e a morte de Zuzu Angel”, disse Dallari. “Trata-se de uma foto nova. Ela não estava nos autos do inquérito, e é uma revelação e documento muito importante”, acrescentou.

Dallari lembra que as Forças Armadas sempre negaram relação com o acidente que resultou na morte de Zuzu. “Há muitas semelhanças entre essa foto e outras usadas pela perícia na época do acidente. Todas tinham o mesmo padrão. É por isso acreditamos que ela tenha sido feita pelos peritos. Nossas suspeitas de envolvimento dos militares no caso foram reforçadas depois que o Cláudio nos contou que, ainda na década de 80, foi procurado por Perdigão, preocupado com a foto tirada”, informou o presidente da CNV.

Ainda segundo Dallari, Perdigão teria confessado a Cláudio Guerra participação no planejamento e na simulação do acidente de Zuzu Angel. “As investigações certamente, confirmarão essa hipótese”, completou.

Mais tarde, a CNV publicou em seu site a informação sobre o crédito da foto, que é de autoria do jornal O Globo. Eis o trecho de nota da comissão esclarecendo sobre a origem da imagem: "Na tarde de hoje o jornal O Globo identificou a origem da foto entregue à CNV por Cláudio Guerra. A imagem foi publicada pelo jornal no dia seguinte ao acidente com a estilista, em 15 de abril de 1976. Nem a reportagem do jornal, nem a legenda da foto, identificam a presença do major Perdigão na cena do crime, o que só ocorreu agora, por ocasião do depoimento do delegado. Após a identificação da origem da imagem, os créditos da mesma no site e no Facebook da CNV foram corrigidos."