Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 30 de abril de 2015

No Gama: uma herança de invasões (reprodução de postagem do dia 29/4)

Quinta, 30 de abril de 2015
Reprodução de postagem do dia 29 de abril:

Novo texto sobre as invasões das áreas verdes, que são passagens de pedestres das quadras residenciais do Gama (os becos), foi publicado no Informativo Bico, edição de abril de 2015. Jornal mensal do Gama com quase 29 anos de circulação ininterrupta, é distribuído também em outras regiões administrativas do DF e no Entorno Sul de Brasília. Circula ainda em órgãos públicos do DF e do governo federal em Brasília. A seguir, o texto:
O governador Rodrigo Rollemberg disse em entrevista ao Correio Braziliense no dia 19 de abril que as ocupações irregulares de terras do GDF cresceram rapidamente no fim de 2014 graças ao enfraquecimento da fiscalização, coisa que ele tem a impressão de ter sido proposital. Na reportagem, cujo título é “Herança de rombo e invasões” ele se mostrou espantado também com o volume de invasões após as eleições.

Concordamos com o governador, e afirmamos que no Gama, por exemplo, o aumento das invasões de terras públicas, especialmente nas passagens de pedestres das quadras residenciais da cidade (becos), mas não só nestas áreas, aumentou no final de 2014, mas continuou avassalador por janeiro, fevereiro, março de 2015. E continua mais avassalador ainda neste mês de abril. Há a necessidade de um grande basta!

Centenas de “becos” foram invadidos anteriormente pela conivência e omissão dos último governadores. Nas áreas que não foram invadidas, ou que pelo menos não tiveram construções definitivas até os últimos meses de 2014, houve uma nova onda de invasões e de construções ilegais. E o governo anterior, omisso em quase tudo, foi também conivente, e isso apesar de todas as decisões da Justiça, que considerou inconstitucionais as leis que doaram os “becos” a militares da PM e dos Bombeiros.

Pela entrevista ao Correio Braziliense, espera-se do governo Rodrigo Rollemberg o cumprimento da lei, a defesa do patrimônio do povo, não deixando em hipótese alguma que os bens públicos, representados nestes casos pelas terras do GDF, sejam usurpadas por quem quer que seja. Aliás, a nova Administração da AGEFIS, a Agência de Fiscalização do DF, já afirmou à imprensa que as ocupações irregulares dos becos do Gama seriam retiradas. Que tal então apressar este trabalho, senhor Governador?

Recentemente houve duas reportagens sobre becos do Gama no DFTV e que podem ser assistidas no site da TV Globo DF. Para ver o vídeo de 19/3/2015 basta digitar na internet: Construções irregulares atrapalham passagem de pedestres no Gama, no DF”. O segundo vídeo, que é de 4 de abril, é localizado na internet ao se digitar “Moradores invadem área pública e constroem muros no Gama”. São dois vídeos esclarecedores.
[Dê um clique na imagem para ampliá-la]
Material de construção é descarregado junto a muro construído em invasão de “beco” na Quadra 10 do Setor Leste. Obra embargada pela Agefis, mas o militar não está nem aí para o governo. 

Sérgio Lima          , João B. Berino, José F. Beserra

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.

 ===========
Leia também: