Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lambança é lambança e deve ser combatida. MPDF entra com mais uma ação direta de inconstitucionalidade contra lei aprovada na CLDF

Quarta, 28 de novembro de 2012
Não tem jeito, os distritais não conseguem fazer leis que não sofram o combate na Justiça. Raras passam sem problemas. São muitas, especialmente neste ano de 2012, que estão sofrendo ação direta de inconstitucionalidade (Adin). Desde o início da Câmara Legislativa, em 1991, já devem estar ultrapassando as 700. Um espanto!

Nesta quarta (28/11) foi a vez do Ministério Público do DF entrar com ação direta de inconstitucionalidade contra a recente lei que prorroga prazo para regularização dos quiosques e similares.

Teimosos, os distritais aprovaram a lei 4.972/2012, mesmo depois de, em 2010, o Conselho Especial do TJDF, ter declarado inconstitucional o artigo 28 da lei 4.257/2008, artigo que fixava prazo para regularização dos quiosques. É, a 4.972/2012,  mais uma lei que morrerá por decisão da Justiça.

E tem mais, ontem, terça (27/2012), os deputados distritais aprovaram mais uma projeto de lei complementar eivado de inconstitucionalidades, um projeto que repete a intenção de doar o patrimônio público, intenção já refutada mais de dezena de vezes pela Justiça. Quando sancionada pelo governador Agnelo, e publicada no Diário Oficial do DF, certamente será alvo do fiscal da lei, o Ministério Público. E será anulada.

E depois os distritais ficam irritados quando o povo chama a Câmara de “A Casa do Espanto”. É espantoso, pelo menos, como ali são elaboradas e aprovadas muitas das leis.