Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Extraordinário o GPS do carro da polícia que prendeu Amarildo, revelado pelo Jornal nacional. Mudou tudo o que a própria Polícia “informava”.

Sexta, 16 de agosto de 2013



Helio Fernandes — Tribuna da Imprensa
Extraordinariamente jornalística a revelação do Jornal Nacional, publicando mais de 5 horas de gravação do GPS do carro da polícia que levava o preso Amarildo. (Sensacional. Num jornal impresso, o correspondente em méritos seria a publicação de um documento sigiloso-confidencial).

Foram mais de 5 horas de gravação que não pode ser contestada ou desmentida. E que muda tudo o que se sabia, “e era garantido pela própria polícia”.

Eles diziam, oficialmente, 1 – Amarildo fora chamado à UPP, por se parecer com um traficante. 2 – Ouvido, foi liberado, saiu da UPP a pé. 3 – Até a divulgação da gravação, no trigésimo dia do desaparecimento, ninguém soube mais de Amarildo.

4 – E a UPP e a Polícia Militar continuavam negando qualquer participação no desaparecimento dele. 5 – Insistiam que o GPS estava desligado, o que não tinha a menor importância, pois garantiam que Amarildo não entrara em carro algum.

6 – Pois o Jornal Nacional não só MOSTRA que ele esteve por mais de 5 horas num carro policial, mas que mesmo com o GPS desligado, havia jeito de gravar tudo, como foi feito.

AGORA TEM QUE HAVER RESPONSABILIZAÇÃO
Amarildo desaparecido, sem que houvesse alguma prova irrefutável, já ganhara repercussão nacional, camisas com seu nome apareciam em passeatas no Brasil todo. Agora Amarildo não é “apenas” desaparecido de forma estranha, e sim um inocente (como a própria polícia garantia) que “passeou” por mais de 5 horas num carro da polícia.

Impressionante o trajeto do carro da polícia, com o preso Amarildo. Ele sai da UPP, vai trafegando por lugares os mais estranhos, do Norte ao Sul da cidade. Para duas vezes em batalhões diferentes da Polícia Militar (supostamente para receber ordens).

Voltam para a Zona Sul pelo Túnel Rebouças, passam pelo mesmo Rebouças na outra mão, se dirigem novamente para a Zona Note. Depois de uma hora e 2 minutos, param num Hospital da própria Polícia, fato não explicado. Estaria ferido ou morto? No momento em que escrevo não se sabe, mas se saberá. É questão de tempo e de aprofundar a investigação.

AUTORIDADES CULPADAS, NÃO APENAS POLICIAIS
A repercussão aumentará muito com a elevação das patentes que souberam ou participaram de tudo. Da prisão e da farsa. Agora, ninguém ficará de fora, as investigações começam pelo alto.

O secretário Beltrame, que sempre é muito franco e fala tudo, surpreendentemente, desde a revelação do GPS pelo Jornal Nacional, se retraiu, preferiu o silêncio. Mandava dizer que “estava muito ocupado”, como se houvesse alguma coisa mais importante do que esse fato.

Nenhuma suspeita sobre ele. Por enquanto, e pelo seu passado. Estava por fora de tudo, o que também é surpreendente. (Até agora é o que eu sei, o que não é pouco).

Leia a coluna completa de Helio Fernandes
A VOLTA DA “GAIOLA DE OURO”
A Câmara  Municipal foi fundada ali mesmo, em 1876, se chamava Câmara dos Intendentes. (Os vereadores eram intendentes). O prédio, amarelo com janelas abertas, foi chamado de “gaiola de ouro”, não pejorativo. Passaram os tempos, dominada pela corrupção, continuou sendo identificada como “gaiola de ouro”, então rigorosamente pejorativo.
Fechada durante a ditadura de 1930/45, voltou em janeiro de 1947, esplêndida, democrática, brava e atuante. Os grandes debates sobre a construção do Maracanã, se travaram ali. Com as  denúncias públicas e arrasadoras da roubalheira do prefeito Mendes de Moraes. Durou pouco, lógico.
Logo desarticulada e desmoralizada, desapareceu, ficou longo tempo fora do noticiário. Volta agora como “gaiola de ouro” (pejorativa), ligadíssima à Fetranspor, que controla os ônibus, com seus preços altíssimos, seus lucros escondidos em caixas pretas e doações a vereadores corruptos.
Não apenas corruptos, mas também descontraídos, sem constrangimento, decidindo “fazer” uma CPI para homenagear e agradecer os “benefícios” concedidos a eles pela própria Fetranspor.
E então, sem pudor ou rumor, colocaram nessa CPI milicianos e servos da própria Fetranspor. E como não podia deixar de ser, “elegeram” presidente dessa CPI-Patifaria o notório Chiquinho Brazão.
Apesar de não terem feito rumor, foram percebidos pela parte do povo nas ruas que cuida principalmente de combater a máfia e os gangsteres dos transportes. Essa é a parte talvez mais importante da revolta do povo nas ruas. Diariamente, milhões de cidadãos (não apenas no Rio) são roubados por esses “donos” dos transportes.
Essa terra arrasada do transporte tira, rouba (como eu já disse) pelo menos três horas diárias do tempo do trabalhador. Uma hora e meia para ir de casa para o trabalho, outra hora e meia para voltar do trabalho para casa. Sem contar o tempo de espera de trens e metrôs, caríssimos, sempre atrasados, insuficientes, num engarrafamento dentro desses veículos só comparável ao engarrafamento das ruas.
A CULPA DOS GOVERNANTES
As primeiras vitórias do povo nas ruas foram obtidas nas denúncias contra governadores e prefeitos, do Rio e de São Paulo. Os preços não foram aumentados, apesar da resistência inicial de Alckmin, Cabral, Eduardo Paes, Fernando Haddad, que jogaram a polícia massacrando o povo e sendo elogiada por esses tenebrosos “governantes”.
Para terminar por hoje: parabéns aos manifestantes que tomaram a Câmara Municipal e interditaram a CPI de homenagem à Fetranspor. O Ministério Público está demorando a denunciar esses vereadores e A-N-U-L-A-R a CPI, que já está A-N-U-L-A-D-A pela vontade popular. Só não podem demorar.
PS – A CPI se reuniu por 29 minutos, inúteis. Presidida por Chiquinho Brazão, corrupto, miliciano, ligadíssimo à Fetranspor, do PMDB de Cabral e Paes, não assinou o requerimento de formação da CPI, não podia presidi-la. Foi “convocada” reunião para a próxima quinta-feira. Até lá muita coisa vai acontecer.
PS2 – Os membros do Ministério Público deveriam ir à Câmara Municipal acompanhados da Polícia para interditarem esse Câmara mafiosa, com poucas exceções.
PS3 – Eliomar Coelho, que deveria presidir a CPI, se retirou quando ela foi supostamente instalada por Chiquinho Braão.
PS4 – O trânsito ficou engarrafado até muito tarde, prejudicando a população inteira. Como o Rio é uma cidade “imprensada” entre a montanha, o mar e a lagoa, não há saída. Todos sofrem por causa de uns poucos corruptos em postos-chaves.
EIKE BATISTA SAI DE EMPRESAS
Com prejuízos triliardários, não pôde suportar prejuízos bilionários. A obsessão tosca e tola de ser o homem mais rico do Brasil, abrindo caminho para o anunciado por ele mesmo, “mais rico do mundo”, já naufragara com os “superdimensionados” poços de petróleo. Começa a entregar empresas. Era o caminho e o desfecho natural.
Ninguém irá derramar uma lágrima pela derrocada desse tresloucado trapaceiro, incompetente e exibicionista. Mas o que todos querem saber: quem vai INDENIZAR as centenas de milhares de pessoas que compraram ações de empresas de Eike?
Podem dizer, como estão dizendo: “Compraram porque quiseram”. Não é bem assim. Houve uma campanha de marketing, propaganda, promoção e publicidade, endeusando desabalada e publicamente os investimentos de Eike.
Todos foram INDUZIDOS ou até, digamos, ABDUZIDOS. Agora, o governo tem que se explicar, e nem só o atual. O auge de Eike foi o governo Lula. E este, depois que “saiu”, tentou por todos os meios ajudar o estouvado.
E Dona Dilma queria salvá-lo com apoio público, ostensivo e desatinado na Petrobras.
BAILES FUNK NAS FAVELAS
As UPPs tinham poder demasiado nas favelas ditas pacificadas. Podiam tudo, até deixar as comunidades sem diversão, ou até determinar “qual o tipo de diversão deveriam preferir”. Mas nas favelas “pós-Amarildo”, as coisas estão sendo modificadas.
As UPPs perderam força, por causa dos abusos de poder, de incompetência e desatinos contra a comunidade. Decisões que eram individuais, passaram a coletivas. A começar pelos bailes. Agora os moradores dançam conforma a música, que eles escolhem.
BRIGADEIRO MOREIRA LIMA
Grande figura, extraordinária personalidade, herói da FAB na Itália, era contra exibicionismo. Em determinada época conversamos muito, éramos da mesma geração, e lutávamos sempre pela coletividade. Era um prazer reconhecer em Moreira Lima um líder admirado por todos que o conheciam.
Sua maior revolta foi saber que o deputado Rubens Paiva tinha sido torturado e quase morto na Aeronáutica (no terrorista e torturador CISA). Amarrado no cano de descarga de um carro “passeando” e batendo com a cabeça nas pedras, asfixiado, foi morrer no DOI-CODI.
Rubens Paiva, grande personalidade e amicíssimo deste repórter, não merecia morrer daquela forma cruel e selvagem. Ninguém merecia e muito menos Paiva. Moreira Lima também não podia ser preso e torturado, era um herói na guerra e na paz. Só que as ditaduras não respeitam ninguém, principalmente os heróis.
Ditadores e torturadores têm inveja e ciúme de homens como Moreira Lima e Rubens Paiva. O brigadeiro não foi torturado num órgão da Aeronáutica, sabiam que ninguém na FAB tocaria no corpo de Moreira Lima.
SUPREMO PERDE TEMPO
Já deviam estar debatendo a questão dos “embargos infringentes, como era antes da morte da mulher do ministro Teori Zavaski. Com 10 ministros, o julgamento é obrigatório.
Acontece que 11 acusados tiveram 4 votos e Luis Roberto Barroso já deixou claro que dará a eles o quinto voto, “o crime do mensalão não é do PT, do PSDB, do PMDB”.
Ficando 5 a 5, Barbosa teria que desempatar, tudo que não quer. Com 11 não pode haver empate, é número impar, até ele sabe disso. Que República.