Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Governo Agnelo está de “parabéns” pela INCOMPETÊNCIA!

Quinta, 23 de agosto de 2012
Do Blog do Washington Dourado
Isso mesmo!

INCOMPETÊNCIA POLÍTICA, DESORGANIZAÇÃO, DESARTICULAÇÃO, FALTA DE ESTRATÉGIA, FALTA DE VISÃO DO CONJUNTO!

E a publicação do Decreto que regulamenta o repasse dos recursos do PDAF, um dia após a realização da eleição para diretor das escolas públicas é a prova do que estou falando. O Decreto está no Diário Oficial de hoje.

A Gestão Democrática é uma das bandeiras mais importantes da Esquerda no Distrito Federal. Seria o ápice de um processo radical de abertura à participação da comunidade escolar no processo de gestão da educação pública do DF. Entretanto, este Governo do DF conseguiu tranformar o trabalho de implantação deste projeto, desde a elaboração até a realização das eleições, em um permanente processo de desmotivação e desmobilização de quem defende a ideia de democratização da gestão escolar.

O que estou falando ficou provado quando o Governo protelou a aprovação da Lei na CLDF, prorrogou por várias vezes a realização da eleição, não fez campanhas publicitárias incentivando a participação da comunidade, não deixou claro uma proposta de apoio aos gestores das escolas. Aliás, pelo contrário, nos meses que antecederam a etapa de inscrição das chapas o que se viu foi um total descaso com os gestores, expressado através da falta de professores, de problemas na merenda escolar, na falta de repasses dos recursos financeiros, obrigando diretores de escolas a se humilharem nas portas do comércio para comprar “fiado” os materiais e serviços necessários para manutenção das instituções de ensino.

O resultado desta falta de organização, de visão estratégica foi o baixo número de inscrições de chapas, resultando no fato de que 82% das escolas só tiveram uma única chapa inscrita. Por outro lado, o período de campanha nas escolas, que deveria ser dedicado ao debate sobre a gestão administrativa e pedagógica, até por não ter uma orientação clara do Governo sobre a política educacional que pretende construir nos próximos anos, acabou passando em branco e sem o conteúdo necessário.

Pois para comprovar a INCOMPETÊNCIA política desse Governo, hoje foi publicado no Diário Oficial o novo regulamento de distribuição dos recursos do PDAF. É claro que este decreto não é garantia de que terão tranquilidade com o repasse de recursos, mas é fato que se este mesmo decreto tivesse sido publicado antes da etapa de inscrição das chapas, com certeza, boa parte dos históricos defensores da Gestão Democrática teriam se animado a participar do processo.

Este é de fato um Governo medíocre! Não há como negar! É como se seus integrantes não tivessem consciência da responsabilidade que têm perante a luta de anos para que pudéssemos construir um momento histórico que permitisse uma profunda mudança nos rumos do Distrito Federal.

É uma pena!