Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

ONU Brasil e universidade publicam revista especial sobre 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Segunda, 24 de dezembro de 2018
Da
ONU no Brasil

A ONU Brasil e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicaram em dezembro uma edição especial da revista acadêmica Monções, intitulada “Direitos Humanos & Relações Internacionais: Os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018)”.
O volume celebra os 70 anos desse documento histórico, reunindo artigos inéditos, com discussões interdisciplinares sobre os desafios que cercam a realidade internacional dos direitos humanos.

A ONU Brasil e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicaram em dezembro uma edição especial da revista acadêmica Monções, intitulada “Direitos Humanos & Relações Internacionais: Os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018)”. O volume celebra os 70 anos desse documento histórico, reunindo artigos inéditos de pesquisadoras e profissionais da área sobre as principais transformações e desafios que cercam a realidade internacional dos direitos humanos.
A publicação completa encontra-se disponível online, gratuitamente — acesse clicando aqui. Todos os trabalhos publicados passaram por revisão cega pelos pares.
A edição especial da Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD visa promover maior conhecimento sobre o significado e impacto da DUDH (sigla pela qual a Declaração dos Direitos Humanos é conhecida) para pessoas em todo o mundo, engajando diversos atores no debate em torno da proteção e promoção dos direitos humanos. Os artigos vão além das abordagens tradicionais das Relações Internacionais e englobam discussões interdisciplinares em temas emergentes e no diálogo com outros campos do conhecimento.
Para Niky Fabiancic, coordenador-residente da ONU Brasil, e Birgit Gerstenberg, representante regional do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, o volume é uma forma de lembrar o exemplo das lideranças que estiveram à frente da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.
“Devemos honrar a memória e o exemplo das lideranças mundiais que, há 70 anos, nos ensinaram que é possível superar diferenças políticas, econômicas e ideológicas para reconhecer, no rosto de todas as pessoas, sem exceção, aquilo que compartilhamos como espécie humana: a nossa dignidade.”
Para Matheus Hernandez, editor da Monções e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, “o dossiê da Monções sobre os 70 anos da DUDH é um número histórico para nossa revista”.
“Não apenas pela importante parceria com a ONU Brasil para a construção do número, mas por expressar o compromisso do nosso periódico com os valores essenciais da DUDH, ainda tão preciosos e necessários para o mundo”, acrescenta o docente.
A colaboração entre a ONU Brasil e a Monções contribui para que todas as pessoas se familiarizem com o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, ao lado das Nações Unidas, possam se engajar na sua proteção e promoção. Salvaguardar os direitos humanos para as futuras gerações depende do engajamento ativo de todas e de todos.