Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Que beleza! Natureza pura! Que saudade! Prainha do Gama (Parque Distrital do Gama) em fotos antigas, históricas

Quarta, 19 de dezembro de 2018


Texto A Fatura de autoria de Dom Juan Ricthelly
Fotos de Hailhi Dias

A FATURA

Recebi essas fotos de um amigo querido que teve o privilégio de desfrutar desses momentos, os mais jovens e alguns mais velhos certamente não reconheceriam de pronto o local dessas imagens, mas acredite, isso é a Prainha em algum momento da década de 60.


A Prainha, hoje Parque Distrital do Gama é o parque mais antigo do Distrito Federal, possui importância histórica e ambiental.

Faz parte da memória de nossa cidade e é um espaço que precisamos retomar.


Muita coisa mudou de lá para cá, às águas do Rio Alagado não são mais límpidas e cristalinas, se encontram poluídas e repletas de lixo, invasões fazem fronteira com o parque correndo o risco de tomá-lo, o espaço de lazer se encontra em ruínas, causando lágrimas e um olhar perdido em busca de um passado lindo que já não existe mais.


Essas imagens são importantes para nos alertar que os erros do passado nos alcançam com suas consequências negativas, e que os erros do presente serão sentidos no futuro.


A natureza é generosa em cada detalhe, mas também sabe ser implacável na hora de cobrar, tendo todo o tempo do mundo para tanto, e mesmo que não estejamos mais aqui para receber a fatura, alguém certamente a receberá em nosso lugar.

Fotos: Hailhi Dias
✒Texto: Dom Juan Ricthelly
🌱  Gama Verde  🌳