Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de março de 2015

Adeptos da intervenção militar querem sair às ruas dia 31 de março

Sexta, 27 de março de 2015

Da Tribuna da Internet
Carlos Newton
Os defensores da intervenção militar no Brasil de hoje enfim decidiram assumir essa posição sectária em eventos próprios, organizando manifestações e atos públicos a serem realizados em diversas cidades na próxima terça-feira, dia 31 de março, quando se completam 51 anos do golpe que derrubou o presidente João Goulart.
Esses grupos de admiradores do regime militar de 64 há muitos anos marcam presença na internet e não há dúvida de que o número de seguidores está aumentando, em função da crise política, econômica e ética que o país atravessa.
Esta semana, os convites para participação nos eventos foram espalhados pela web, mostrando um radicalismo absolutamente condenável. Vejam como procede um dos principais grupos organizadores, denominado OCC – Organização de Combate à Corrupção, que está convidando para a manifestação em São Paulo, que começará com um evento no Círculo Militar:
O Brasil só tem um jeito e este jeito quem pode dar são os militares do país, que fizeram este trabalho no passado quando no governo de joão goulart, a corrupção, incompetência e a comunização estavam em um ritmo galopante em nosso país… A Marcha das Famílias com Deus pela Liberdade, CONVOCOU OS MILITARES AO PODER DO BRASIL, não tivemos GOLPE MILITAR como os PETRALHAS adoram dizer aos 4 cantos do Brasil, inclusive dentro das escolas públicas, privadas e nas universidades federais em todo o Brasil…” – diz o manifesto da OCC Alerta Brasil.
FALTA DE PÚBLICO
O mais provável é que essas demonstrações fracassem por falta de público, já que os defensores da intervenção militar ainda representam uma minoria desprezível, caso estejam corretas as mais recentes pesquisas de opinião. Mas acontece que seguro morreu de velho, como se dizia antigamente. Esse sectarismo não interessa a ninguém, quer dizer, só interessa aos inimigos da democracia.
Todos sabem que o regime democrático não é perfeito, mas sem dúvida é o melhor dos piores, como ensinava no século passado o grande estadista Winston Churchill, e desde então nenhum pensador jamais conseguiu demonstrar que o político britânico estivesse equivocado.
Mas de qualquer forma é triste assistir brasileiros pregando contra a democracia, por causa de um governo trapalhão e corrupto. Afinal, existem mecanismos constitucionais criados para permitir que o país se livre desse tipo de governante. Não é preciso convocar os militares para fazê-lo. Nossa obrigação é respeitar o que está determinado na Constituição Federal. O resto é insanidade política, simplesmente isso.