Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Capitaneada pela Organização Globo, que é uma espécie de sócia da Fifa, a mídia ajuda a alienar o país na Copa

Sexta, 27 de junho de 2014
Carlos Newton
Tribuna da Imprensa
Caramba! O que está acontecendo com a mídia? De repente, a Copa do Mundo passou a ocupar a maioria das páginas dos jornais, substituindo grande parte do noticiário das editorias de política, administração, geral, polícia, local e economia, justamente quando o país entra numa importantíssima fase de suas eleições gerais. É como se tivessem se apropriado da criação do genial Miguel Gustavo – “de repente é aquela corrente pra frente” – e transformado essa paixão nacional num monstro midiático, que suga tudo o que estiver por perto.
Nas TVs é a mesma coisa. Só se fala na Copa. Os telejornais se tornaram programas futebolísticos. E como nem há assunto para tanto espaço, fica uma repetição ridícula. Quem quer saber se o Vietnã se classificou ou se o craque de Sumatra está com uma torção?
Tudo isso só acontece que a mídia brasileira é comandada pela Organização Globo, a única com cacife para se associar à Fifa no Mundial, e a cobertura global puxa o resto da mídia, que não lucra nada com a Copa, mas não quer ficar atrás…
UM EXAGERO FLAGRANTE
É claro que a cobertura da Copa está flagrantemente exagerada. O país, na verdade, atravessa um momento difícil na economia, na administração, no emprego, na ética, na saúde, na educação, na segurança e até na ordem pública, mas de repente parece ter entrado para o melhor dos mundos do Professor Pangloss, genial criação de Voltaire. E a quem interessa essa alienação total, esse carnaval fora de época?
Este sábado, tem jogo do Brasil. Devemos torcer para que nossos atletas façam uma boa apresentação e cheguem a mais uma vitória, subindo o quarto dos sete degraus da glória do esporte mais disputado do mundo. A Copa é um sucesso, não há dúvida, mas não resolverá nossos problemas. No dia 13 de julho o país terá de acordar para sua realidade, não importa quem tenha sido o campeão.