Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 30 de junho de 2014

UPP não é mais a menina dos olhos para eleição


Segunda, 30 de junho de 2014
Do Jornal do Brasil
Davison Coutinho*
A menina dos olhos do Governo do Rio de Janeiro já não é mais a arma a ser usada para eleição na cidade. O fato é que a maioria dos moradores das comunidades dita "pacificadas" estão insatisfeitas com a política de pacificação implantada nas favelas. O que era pra ser uma grande transformação na vida dos milhares de moradores se tornou em uma grande decepção, onde a paz não chegou.

Os moradores não são contra a entrada do poder do Estado na comunidade, mas são contra a forma que o projeto da UPP atua na favela, onde somente a policia é vista como prioridade para os diversos problemas sociais que ali se encontram. A pacificação deixou a desejar quando os serviços e projetos que antes não subiam para comunidade, por causa da presença do tráfico, continuam sem  subir as favelas. O lixo continua a fazer parte do cenário de todas as favelas, as moradias continuam problemáticas, a falta de água é constante, o saneamento básico foi deixado de lado e a violência tem aumentado.
A paz e felicidade ficam só nos comerciais do atual Governo. Os problemas não se resumem apenas ao governo do Estado, mas também a gestão da atual prefeitura, que não cumpriu as promessas aos moradores das favelas e diversos serviços continuam sem ser realizados.
A favela não precisa ser militarizada e sim integrada à cidade. Os mesmos direitos e serviços que toda a cidade tem deveria ser aplicado de igual maneira dentro das periferias. Vamos continuar na luta pela inclusão e respeito aos moradores de comunidades. Não podemos continuar escolhendo para nos representar pessoas que só nos enxergam em épocas de eleição e que não priorizam as nossas necessidades.
*Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel emdesenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.