Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 24 de junho de 2014

Os generais não explicaram a tortura praticada nos quartéis. Dona Dilma "rifada" no Rio


Terça, 24 de junho de 2014
Helio Fernandes
Em maio do ano passado, estava no auge. As pesquisas mostravam: 81 por cento de ÓTIMO e BOM, apenas 31 por cento de PÉSSIMO ou RUIM. Surgiram as manifestações, desabaram em cima dela e lógico, do seu governo, as piores expectativas e as mais negativas realidades.
Errou mais do que o possível
Quando os manifestantes olhavam para o Congresso e retumbavam, “vocês não nos representam”, olhavam também para o Planalto, sem gritos mais num silêncio altamente expressivo. Deixaram Dona Dilma sozinha, ela exagerou nas tolices.
Constituinte exclusiva
Não acertou uma. Fez a proposta da “Constituinte exclusiva”, até Lula entrou em campo para ajudá-la, a rasgar tudo. Quase sem intervalo, apresentou o REFERENDO como solução.
Outro vexame, retirou, governava do Planalto, mas mentalmente estava em pleno deserto do Saara.
Como eu disse há algum tempo: “Se Dona Dilma e FHC administrassem esse deserto do Saara, em pouco tempo iria faltar areia”. Não havia nem existe a menor dúvida. 
Em 1 ano, degringolou tudo. Dilma: autocrítica 
Na convenção, fez a proposta de uma campanha sem hostilidade, sem xingamento, apenas com propostas para o desenvolvimento do país. Coisa que ela não fez, levando o país a uma posição de estagnação, sem a menor visão de progresso.
Mas bravateira como é, mudou logo de tom, passou à arrogância em seco, no vazio, que é o seu habitual: “Não farei campanha com rancor, mas também não dobro o joelho”.
E terminando, sem perceber o ridículo e a contradição: “O tom da minha campanha, será contra o pessimismo, a mediocridade e o baixo astral”.
Quer dizer, quem estava com 80 por cento de BOM e ÓTIMO, caiu para 31 nesse mesmo item, deve ficar em silêncio. 
Falcão sem memória
Na convenção do PT, o presidente do partido pediu a “volta da paixão e do entusiasmo que marcou a campanha de 1989”. Estranho, esquisito, ingênuo ou desmemoriado. 1989 marca a primeira candidatura de Lula e a primeira derrota.
Tinha o apoio de Brizola no segundo turno, enfrentava um candidato jovem e quase desconhecido, (Collor) e um partido único e sem História, o PRN.
Assim mesmo conseguiu perder, o que aconteceria também em 94 e 98. Só conseguiu vencer depois das “privatarias” de FHC. Queria até botar um X na Petrobras que ficaria Petrobrax.

Morar longe do trabalho
Já escrevi muito sobre isso. As favelas surgiram por falta de transporte e de moradia. O único que conseguiu fugir de Canudos escapando do massacre do Exército, que não deixou ninguém vivo, veio bater no Rio.
Chegou, viu aqueles morros vazios, construiu um barracão, deu o nome de “Favela”, onde o Exército montou os canhões para dizimar os que acreditavam em Antonio Conselheiro. Depois, todos descobriram esses espaços, moraram nele.
O centro desabitado
Em Paris, Londres, Nova Iorque, Roma e outras capitais, o centro perto do trabalho ou por prazer, é local de moradia. No Rio, urbanistas hipócritas e incompetentes, deixam o centro depois das 7 da noite, vazio.
O Porto Maravilha
Um dos pontos positivos de Eduardo Paes, foi descobrir a região do Porto, e fazer ali, não só um bairro bonito, mas também habitável. Bonito está ficando, mas ninguém vai morar ali.
 (Conheço esse bairro abandonado, comecei a trabalhar ali com 12 anos. A revista O Cruzeiro ficava na Rua do Livramento, “colada” ao Túnel João Ricardo, sujo, escuro, mínimo, aberto para ligar a Central do Brasil à Praça Mauá e o resto da cidade).
Almirantes, generais, brigadeiros, mentem, enganam, mistificam o país
A Comissão da Verdade pediu informações ao Ministério da Defesa, “sobre a participação de oficiais generais militares na tortura e morte em quartéis”.
O Ministério da defesa é uma ficção, controlada por uma quimera. Levaram meses para responder. Agora vieram com essa fraude-farsa: “Os quartéis só foram utilizados para suas finalidades próprias”.
Tentaram ser enigmáticos, foram demasiadamente omissos
Podiam ter respondido de forma altiva, altaneira e “pedimos perdão ao povo brasileiro, houve exagero e ocupação das organizações militares para FINALIDADES IMPRÓPRIAS”.
Nenhum desses Almirantes, Generais e Brigadeiros que estão no poder hoje, estavam nem nas forças armadas em 1964. Saem das Academias Militares com 21 anos, é a idade habitual. Estariam portanto, hoje, com 71 anos, há muito tempo reformados.
Eles, pela idade. Milhares, por que eram contra o golpe. Não precisavam mentir como mentiram. E agora, além do desprezo do cidadão, incorreram na condenação do Papa Francisco: “Tortura é pecado mortal”. Mas quem morre são os torturados.
PS – O principal jornal da Costa Rica colocou na Primeira: “Os heróis choraram”. Concordaram inteiramente com este repórter. Choram na vitória, festejam o triunfo às lágrimas, pela superação. Chorar com o hino, não é civismo é ceticismo.
PS2 – A sorte protegeu os mais fortes na última rodada. O Irã, vejam só, encurralou a Argentina. Messi não viu a bola, ou desperdiçou-a, nos primeiros 45 minutos, nos segundos também. No minuto inicial dos acréscimos, recebeu uma bola de longe, acertou para o pé esquerdo, fez um golaço. Classificou a Argentina, chamado de “messiânico”. E foi mesmo.
PS3 – A Alemanha não conseguiu se livrar de Gana, quase no fim do primeiro tempo fez 1 a 0. Mas logo, logo no segundo, Gana fez 2 a 1, a Alemanha foi empatar quase no final. Vai se classificar, lógico, mas ainda falta.
PS4 – Enquanto Bélgica e Rússia, entravam em campo, Felipão e Carreira, perdão, Parreira, insistiam em preleção. Os jogadores não entendiam nada, insatisfeitos, preocupados com o fato da Comissão Técnica “chamar a atenção para Camarões”.
PS5 – A Bélgica, surpresa na Europa, ganhou de todos, não precisou de repescagem. No Brasil, jogou duas vezes ganhou as duas, classificadíssima. Faltando 5 minutos para acabar o jogo, bateu uma bola na trave. Aos 43 fez o gol da vitória.
PS6 – Putin reclamou que a Bélgica jogasse de camisa vermelha. Ex-KGB, Presidente-Primeiro Ministro-Presidente, acredita que ainda está na União Soviética. Vejam o que faz com a Ucrânia.
PS7 – O medo, perdão, pânico, de enfrentar o Brasil fez Van Gaal cometer bobagem colossal e insultar o Brasil. Ora, os jogos são marcados antes, e se o Brasil pudesse ou quisesse escolher adversário, lógico, gostaria de jogar com a Holanda que sofreu para ganhar da Austrália.
PS8 – O Brasil sempre cumpre o seu dever. E está jogando tão mal, que seu objetivo fundamental é empatar com Camarões. E é dificílimo manipular um empate. Jogando 10 por cento do que sabe, a seleção brasileira venceria logo mais, por 10 a zero. Mas estamos péssimos, tanto que empatamos com o México, e sem fazer gol.
PS9 – Aos 25 minutos de um jogo monótono, com os holandeses, “batendo” por ordem de Van Gaal, quem recebe o primeiro cartão é o jogador do Chile. Injusto, os holandeses fizeram duas faltas duríssimas, o árbitro “não viu”.
PS10 – Aos 39 minutos, a única jogada digna de um almirante bátavo, (ou batávo), com Robben driblando dois, levando para a esquerda, que é a boa, da forma como fez dois gols contra a Espanha, mas este foi para longe. O holandês Fer entrou aos 35 minutos na primeira vez que tocou na bola, fez 1 a 0, garantiu o primeiro lugar.
PS11 - Van Gaal saiu correndo do Itaquerão, foi para o hotel, se plantou diante da televisão, para torcer desesperadamente pelo Brasil. Quer a vitória do Brasil, mesmo que seja por 1 a 0, será o primeiro. A Holanda enfrentará México ou Croácia, que jogarão no mesmo horário do Brasil.
PS12 – Começou. Com Hulk em campo. Depois da entrevista coletiva a respeito do lancinante 0 a 0 com o México, Felipão afirmou: “O Hulk não tem nada, não jogou porque eu não quis”. Ontem “jogou porque ele quis”. Não é um jogador insuperável ou insubstituível, é apenas um ponto fora da curva, da egolatria do Felipão.
PS13 – O Brasil começou avassalador, mas parou logo. A seleção de Camarões tomou muitas bolas, dominou o meio de campo. Mas aos 16 minutos, numa tremenda falha da zaga, Neymar empurrou, 1 a 0. O estádio de ponta a ponta de verde amarelo, vibrou com as cores da vitória que começava.
PS14 – A seleção recuou visivelmente, dois escanteios seguidos, uma bola na trave e aos 25 Camarões empata facilmente. O Brasil precisa se articular e golear. Camarões manda no jogo. Esse empate classifica o Brasil, mas vai depender de Croácia e México para saber se seremos primeiro ou segundo.
PS15 – Falta muito tempo, mas Camarões domina. A bola vai de pé em pé, dá a impressão de que inventaram o tic-taka. Por enquanto o Brasil está permitindo, tem que reagir. Aconteceu aos 34, quem? Neymar novamente. Voltamos a ser os primeiros, não podemos ceder o campo a Camarões.
PS16 – Terminou, podia ser de 3 a 1, aos 15 Hulk se entortou inteiramente, desperdiçou um gol certo. Croácia e México acaba quase ao mesmo tempo, 0 a 0. Voltam para o segundo tempo, surpreendentemente Fernandinho ganha sua chance sai Paulinho. E aos 4 minutos Fred faz o terceiro gol, é o caminho da classificação definitiva, e da goleada que tanto pedi. Pelo Brasil não por Felipão.
PS17 – Felipão fez algumas modificações, muita gente ainda não entrou, a hora era agora. Mas devia preservar Neymar, o craque do jogo, que tem cartão. Dois minutos depois, sai Neymar, (era o óbvio) entrou William, outro óbvio.
PS18 – 30 minutos, permanece o 3 a 1. E agora sem Neymar, acredito que não haverá mais gol. Só que 4 a 1 é goleada, o que não acontece com esse 3 a 1.
PS19 – Os últimos 15 minutos, chatíssimos, o Brasil se desinteressou, Camarões não pode fazer mais. Acontece que o México está ganhando da Croácia por 3 a 0, pode ameaçar o saldo de gols. Pois fica também com 7 pontos.
PS20 – Fernandinho justifica a entrada, com um belo gol. Garante a goleada que eu pedia, e afastava a ameaça do México no saldo de gols.
PS21 – No Sábado o Brasil enfrenta o Chile, eu preferia a Holanda. O Chile nunca nos deu trabalho, nem mesmo em 1962, quando jogava em casa. Está bem, fizemos o obrigatório, invicto e em primeiro lugar. Mas falta muito para ser uma verdadeira seleção, que inspire confiança.
PS22 - Van Gaal satisfeitíssimo, fugiu do Brasil. Vai enfrentar o México, pode perder até tranquilamente. Mas tem que jogar mais do que jogou contra a Austrália. 64 mil pagantes alegríssimos no estádio, fora milhões pelo mundo. Pela primeira vez não houve sofrimento.