Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CLDF cria o bonde da saúde para seus protegidos

Segunda, 29 de fevereiro de 2016
Do Blog "Brasília, por Chico Sant'Anna"

Resolução aprovada por Distritais cria o
Bonde da Saúde. Titulares de
cargos comissionados
poderão usufrui do plano de
saúde sem cumprir carência.

Trem da alegria é uma expressão muito vinculada a desmandos em casas legislativas, que normalmente trazem benefícios a poucos protegidos da classe política, às custas do dinheiro do contribuinte.

Um dos mais famosos trens da alegria foi o Trem Dalla, que num passado não muito longínquo – foi em 1984 – permitiu a entrada pela janela de centenas de pessoas sem concurso público para os quadros do Senado Federal. O então presidente do Senado, Moacyr Dalla (PDS/ES), contratou cerca de 1.500 servidores apenas com uma canetada. Embora em 2012 a justiça tenha mandado o Senado demitir a todos, ninguém foi demitido, alguns já se aposentaram e muita gente importante virou politico, deputado e até governador.

Agora, a Câmara Legislativa do Distrito Federal resolve criar o seu trem, seria talvez um bonde da alegria, ou melhor, um Bonde da Saúde. Servidores nomeados por livre provimento – cargos comissionados – recém entrados naquela Casa farão jus ao plano de saúde dos servidores concursados sem qualquer prazo de carência. Para que se tenha uma comparação, no Senado Federal são necessários três meses de contribuição para poder usufruir da cobertura de saúde.