Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

João Santana: "O Brasil vive clima de perseguição"

Quarta, 24 de fevereiro de 2016
Tribuna da Imprensa
Hélio Fernandes

Acertou em cheio. Teria sido melhor falando diante do espelho. Pois ninguém utilizou tanto a palavra "perseguição" quanto ele. Na campanha da reeleição de Dilma criou a estratégia da destruição alternada. Atentamente examinava as pesquisas do momento e "elegia" o adversário a combater.

Quando Dona Dilma estava bem e Aécio apenas em terceiro, praticamente inofensivo, investia impiedosamente contra ela. Avaliava que Marina era concorrente mais difícil e se aproximava de Dilma. Não se incomodou, poupou Aécio, usou todo o poder de fogo, miseravelmente para destruí-la.

Mas como não é tão competente, vá lá, genial quanto se julga, não calculou a extensão e a duração a ser utilizada pela artilharia. Realmente desalojou Marina do segundo lugar, mas Aécio subiu de forma perigosa e preocupante. Principalmente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Continuou a "estratégia" da violência e da perseguição que agora condena.

Santana se mostrou também desatento, displicente e descuidado, não podia permitir que a mulher e sócia escrevesse e enviasse um bilhete comprometedor como aquele. (Tão sócios, que Sergio Moro mandou). Fez a declaração na Republica Dominicana, horas antes de embarcar para o Brasil.

(Inesperadamente mudou o roteiro da viagem, confundiu meu informante. Na segunda escrevi que ele chegaria pelo Galeão, imediatamente tomaria outro avião para Curitiba. Lembrou que tem apartamento de 3 milhões em São Paulo, decidiu que era importante chegar por Guarulhos, ir ao apartamento pelo menos apanhar roupa. Assim que desceu do avião, mudou de planos, viu três agentes vestidos de esporte, que o seguiram. Já valia a prisão provisória. Meu informante ficou irritado, o repórter compreendeu.)

Não adiantou mudar de cidade e de aeroporto, a vigilância, atenta. O avião da Policia Federal de motor ligado, o casal embarcou. Chegou depois de meio dia quase 1 hora, foi fazer exame de corpo de delito, dois vôos, um de madrugada outro pela manhã, invadindo á tarde.

PSDB, PMDB, Democratas, PT, todos mudando de humor e de posição com a prisão de Santana

Aécio Neves feliz pessoalmente e como presidente do partido. Não é vingança, apenas satisfação pelo que foi agredido na campanha. E como acredita que o TSE cassará a chapa Dilma-Temer, e ele assumirá, euforia incontrolável.  Aécio não imagina que com o relacionamento Dilma-Santana devassado, ela pode ser cassada sozinha.

Temer tem se mostrado tão satisfeito mas nada surpreendente. Sua conclusão totalmente diferente da de Aécio. Como não tem ligação conhecida com Santana, considera que irá assumir.

O PT se manifestou logo na segunda feira quando apareceu a ordem de prisão assinada por Sergio Moro. Divulgou nota oficial entregue por Ruy Falcão. Textual: "O PT não tem marqueteiro, quando precisa contrata eventualmente". Mais claro e direto, impossível.

Os Democratas, nenhuma importância mas eles pensam o contrario. Entraram  no Supremo apoiando Eduardo Cunha e pedindo o voto secreto para o impeachment. Isso ontem, quando dois ex-presidentes do partido, Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, foram cassados por 10 anos. E terão que pagar indenização alta. O democrata (assim mesmo em minúscula), que já mudou de nome uma vez, deve decidir trocar a segunda. Democrata é contraditório e agressivo verbalmente.

João Santana o personagem da vez

Sergio Moro respeitou o cansaço do marqueteiro, marcou seu primeiro depoimento para hoje, quarta feira, ás três horas da tarde. A prisão temporária termina no sábado.  Mas Sergio Moro tem varias opções constitucionais. 1- Prorrogar a prisão temporária por mais 5 dias. 2-Transformá-la em preventiva. 3 - Considerar, como em outros casos, que seja permanente, com absolvição ou condenação.

Reunião da Comissão de falta de ética

Mais uma que durou acima de 3 horas. Um deputado afirmou, "isso aqui é uma suruba política". Outro comentou: "È tudo promiscuidade". Estão certos. Mas na verdade é uma péssima novela, exibida sem nenhuma dignidade, com péssimos atores. O único assistente é o Congresso, que deveria ser responsabilizado pela omissão vergonhosa.

Lula correndo perigo

O depoimento do ex-presidente, foi adiado semana passada, como é publico e notório. Manobra infeliz dos advogados dele. Ontem terça veio à resposta que não serve a ninguém, principalmente ás instituições. Por 13 a 0, o Conselho Nacional dos Procuradores decidiu: "Lula pode ser investigado”. Na questão do triplex e do sitio de Atibaia. E mais grave e inconveniente: resolveu elogiar publicamente o Procurador que resolveu investigar a questão sozinho, sem "competência" jurisdicional.