Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Violeiros apresentam hoje (25/2) no Complexo da Funarte propostas de políticas públicas. Na oportunidade, roda de violeiros. E com entrada franca

Quinta, 25 de janeiro de 2016
Como resultado do seminário realizado em Brasília, representantes do movimento nacional entregam documento de ações 

Após dois dias de intensas discussões, os participantes da segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira apresentam, nesta quarta-feira (24/2), o documento de proposições de políticas públicas para o fortalecimento do segmento cultural. O ato público está marcado para as 19h, na Sala Cássia Eller, no Complexo da Funarte, com a presença de autoridades governamentais. Será também uma noite de imersão no universo da cultura caipira, com direito a roda de violeiros e coquetel típico. A entrada é franca. 
Entre as ações de destaque propostas pelo documento, estão a criação de um circuito nacional de shows, a inclusão da viola caipira no contexto da educação musical, a conquista de maior espaço de divulgação nos meios de comunicação e a construção de plataformas modernas efetivas de arrecadação de direitos autorais. “Nossa cadeia produtiva inclui desde os luthiers (construtores de instrumentos) aos mais qualificados engenheiros de som. A produção fonográfica e a realização de shows do nosso segmento são uma das maiores do país. No entanto, a despeito da tradição e da identificação com a cultura do país, sentimos que não temos o devido espaço na atual cena artística. Nossa intenção é alterar esse panorama”, diz Volmi Batista, representante da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB), organizadora do seminário.

Fundada em 2004, a ANVB vem nos últimos anos promovendo encontros de violeiros em busca da construção de ferramentas que assegurem a afirmação do setor como elemento de destaque na identificação cultural do país. Esta segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira dá prosseguimento à fase anterior, realizada em dezembro, também em Brasília. 

“A idéia é aproveitar a participação de quase cem representantes de vários estados, não apenas violeiros, mas também produtores, pesquisadores e outros profissionais desta cadeia produtiva, para construir uma proposta básica de efetiva conquista de políticas públicas para o movimento”, explica Volmi Batista. 

O seminário será concluído na quinta-feira (25/2), com a eleição da nova diretoria da ANVB, que passará a ter sede em Brasília, além da atualização do regimento interno da entidade. “Por fim, será votada a realização de um congresso nacional da viola, o que nos daria a possibilidade de discutir mais amplamente a realidade não apenas da viola caipira, mas também de outros segmentos do instrumento, como a viola nordestina, de machete, de cocho e de buritis”, finaliza Volmi Batista. 

Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira – 2ª etapa
Quando: de terça-feira a quinta-feira (23 a 25 de fevereiro de 2016)
Onde: Pousada dos Angicos (Incra 8, Brazlândia) e Sala Cássia Eller (Complexo da Funarte, ao lado da Torre de TV)
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 9951-9375
CRÉDITO DAS FOTOS:  Alexandre Almeida/Janela Aberta Filmes/Divulgação

PROGRAMAÇÃO DETALHADA
 
Terça-feira 23/2/2016
 
ABERTURA: histórico e memória das atividades e conquistas realizadas. Pereira da Viola
 
MESA 1: panorama da Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira no Brasil.
 
Objetivo: promover o debate sobre o panorama da cadeia produtiva, identificando e catalogando experiências e ações relacionadas à música e viola caipira no Brasil.
 
Abordagens a serem consideradas na mesa:
1. Produção – identificação das estruturas de produção existentes no Brasil (produtoras, entidades, órgão públicos com estrutura voltada para a viola caipira)
2. Mapa dos violeiros e violeiras – dados estatísticos para quantificação.
3. Mercado – mapeamento da estrutura de mercado voltado para a música caipira.
4. Eventos – levantamento das principais atividades relacionados à viola no Brasil.
 
Plenária – será feito um trabalho coletivo para a complementação dos dados.
 
Composição da mesa: Volmi Batista e Fabius Nunes da Silva
 
MESA 2: debate sobre o mercado musical, observando o consumo regional e nacional e a influência dos meios de comunicação.
 
Objetivo: promover o debate sobre o mercado nacional e regional de projeção da música de viola, tanto na comercialização como na distribuição, bem como debater a influência dos meios de comunicação e novas mídias.
 
Abordagens a serem consideradas na mesa:
1. Mercado musical – profundo debate sobre o mercado para a música, em especial para a música de viola, refletindo sobre as novas tendências do mercado, formas de comercialização e consumo musical.
2. Meio de comunicação e novas mídias – avaliar e levantar o espaço das mídias de comunicação convencional e novas mídias, visando analisar novos meios e espaços alternativos para fortalecimento da cadeia produtiva.
 
Composição da mesa: Gustavo Vasconcelos ( GRV Discos) e  Hamilton Carneiro (Programa Frutos da Terra - SBT)

Plenária – complemento das informações e debate sobre as apresentações feitas.
                                                                                                                                             
Quarta feira – 24/2/2016
 
MESA 3: grupos de trabalho: promover reflexão da cadeia produtiva, visando detalhar os desafios e levantamento de estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira.
 
Objetivo: promover o trabalho em grupos, para detalhar os desafios e estratégias, visando fortalecer o movimento da cadeia produtiva da música e da viola caipira. Os grupos de trabalho serão organizados pelas temáticas da nova organização da Associação Nacional.
 
Abordagens a serem considerada na mesa: 
1. Formação e educação: Gisela Nogueira, Fabio Miranda, Victor Batista
2. Cultura caipira: Luiz Faria e Joacy Ornelas
3. Difusão e distribuição: Wilson Dias e Oswaldo Rios
4. Pesquisas: Gisela Mogueira
5. Departamento de comunicação: Bilora e Gustavo Guimarães
 
Plenária – aprofundar a reflexão de cada grupo, fechando estratégias e ações.
 
MESA 4: construção de propostas concretas de fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira.
Objetivo: levantar as propostas de fortalecimento da cadeira produtiva da música e viola caipira, visando propor uma agenda nacional de articulação de políticas públicas e apoios diversos.
 
Metodologia – a mesa será composta para a apresentação das diversas propostas elaboradas, desde o primeiro encontro de violeiros e violeiras. Em seguida, será feita uma breve discussão em grupos para a complementação das propostas.

MESA 5: apresentação das propostas de fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira – Sala Cássia Eller – Espaço Cultural Funarte – com a presença de autoridades e convidados.
 
Quinta Feira 25/2/2016

Encaminhamentos internos:
1 Assembleia da Associação – eleição da diretoria, estatuto, proposta de funcionamento, agenda.
2. Congresso Nacional da Música e Viola Caipira – agenda, encaminhamentos práticos.
3. Avaliação do seminário.