Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Bia Kicis vai ter que se explicar sobre fake News ao STF

Quarta, 27 de maio de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Grupos e movimentos que até outro dia estavam todas sob a mesma bandeira de Bolsonaro agora se digladiam nas redes sociais. O Movimento Brasil Livre (MBL), de Kim Kataguiri, criou cards para dizer que a deputada estava sendo investigada por suposta participação em um esquema criminoso.

A investigação deflagrada pelo STF, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, busca identificar quem são os articuladores, financiadores e apoiadores do esquema montado para propagar ataques contra políticos e instituições.

Por Chico Sant’Anna
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) é uma dos parlamentares federais alvos da operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (27/5), que apura suposto esquema de financiamento e difusão de fake news e ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Com presença marcante nas redes sociais, a deputada federal ficou, recentemente, na terceira posição de quem mais distribui desinformação sobre o novo coronavírus, de acordo com um levantamento publicado pelo site “Radar Aos Fatos”. As publicações enganosas da parlamentar do Distrito Federal chegaram a 20% do total de volume avaliado. Evandro de Araújo Paula, secretário parlamentar lotado no gabinete de Bia Kicis, foi apontado por reportagem da Folha de São Paulo, como um dos organizadores do chamado “Acampamento dos 300”, na Esplanada dos Ministérios, que realizou manifestações contra o Legislativo e o Judiciário.

A investigação deflagrada pelo STF, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, busca identificar quem são os articuladores, financiadores e apoiadores do esquema montado para propagar ataques contra políticos e instituições. Sigilos bancários de empresários estão sendo quebrados e perfis nas redes sociais dos envolvidos estão congelados, impedidos de ter mensagens deletadas.