Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de maio de 2020

A grande atração de ontem, o encontro Bolsonaro e governadores

Sexta, 22 de maio de 2020
Por
Helio Fernandes*

O presidente vinha tentando "diálogo" (palavra despropositada em se tratando dele e de seus objetivos politiqueiros) com estados. Por necessidades estes aceitavam. Mas conhecendo bastante o presidente, pediram: "Que o encontro seja respeitoso".

Como eram  muitos os participantes, decidiram: o encontro seria virtual. Os governadores nos seus estados, Bolsonaro no planalto, sozinho. A pauta, conhecida dos dois lados.

O presidente queria e precisava de apoio dos governadores, fortalecidos por decisão irrevogável do STF. Em matéria de coronavírus.

Os governadores  aceitavam ou admitiam conversar, todos, sem exceção, em tremenda crise econômica - financeira. Agravada pela espantosa  mortandade, elevada a níveis inimagináveis pela pandemia burra, arrogante, verdadeiramente criminosa do (ainda) presidente.

Este, no Planalto, com mais  de 30 pessoas, armou tremenda  balburdia e confusão. Ficou sabendo, junto com todo o país da reivindicação dos governadores: "Precisamos que a ajuda financeira saia ainda em maio".

Como era um encontro  distante, mas com  diálogo,  podia ter dado uma resposta.

Ficou em silêncio, nem sim nem não, os governadores esperando.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE, MAIS INTERINO E MILITARIZADO

O general Pazuelo, gordo, barrigudo, paraquedista, inesperadamente, foi projetado como ministro interino da Saúde. Indicação pessoal e especial de Bolsonaro, um presidente como nunca se viu.

Com  Nelson Teich, fingindo de ministro,  Bolsonaro nomeou 7 militares, incluindo o gordo Pazuela. 

Com a saída do oncologista, o gordo e barrigudo  Pazuela,  assumiu como interino. Com uma semana, o Brasil batendo recordes de mortandade pelo vírus, nomeou mais 9 militares. Deu instruções que revelei: "Quero todos fardados, vocês não são civis".

Dias depois  de terem morrido mil 179 pessoas, Pazuela nomeou mais 4 militares.

PS- Agora são 20, a irresponsabilidade é total.

REGINA DUARTE E A CINEMATECA BRASILEIRA.

É órgão importantíssimo, o grande acervo do cinema nacional. Todo diretor ou produtor,  quando termina um filme, tem que  mandar  cópia para a Cinemateca. Imaginem a importância desse órgão, e a vastidão da história do nosso cinema.

A sede é em SP, onde tem um cinema. Exibe filmes para convidados, e às vezes, permite que público não convidado, também assista.

O MERCADO FINANCEIRO EM FESTAS

Aumentou o volume, e o rio correu para o mar. O dólar menos 2,54 fechando em 5,55%. Sem o BC entrar no mercado. Os importadores bateram panelaço.

Bovespa:mais 2,10 fechando em 83  mil pontos.

A Petrobras, que perdeu 46 bi no primeiro trimestre, teve 3 dias radiosos. Em Londres, (que é o seu território, onde vende o brent crude) o barril fechou a 36 dólares, a Petrobras está  quase em casa.

Por cada barril extraído, gasta 38. Continua extraindo 3 milhões de barris por dia. As expectativas dos especialistas do mundo são as mais satisfatórias sobre o preço do barril.

PS- Isto é uma INFORMAÇÃO e não RECOMENDAÇÃO.
—————————
*Fonte: Blog Oficial do Jornal Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.