Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Embrapa DF lança cenoura Paranoá para plantio orgânico

Quarta, 27 de maio de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Nova cultivar desenvolvida pela Embrapa Hortaliças do DF ganhou o nome do Lago de Brasília e é destinada ao cultivo orgânico. Ela resiste mais ao período de verão e a algumas das pragas que atacam as cenouras.

Por Chico Sant’Anna. Fotos de Agnaldo Carvalho/Embrapa

Uma boa notícia para os amantes dos hortigranjeiros orgânicos e também para os produtores desses vegetais. A Embrapa Hortaliça do Distrito Federal vai disponibilizar uma nova cultivar de cenoura. Batizada de BRS Paranoá, ela pode aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos de produção. Trata-se da primeira cenoura nacional desenvolvida e validada exclusivamente para a produção orgânica. Ela é recomendada para plantio no período do verão, época de entressafra das culturas convencionais, o que abre uma janela valiosa de mercado.

A Paranoá é descendente da cenoura Brasília, lançada em 1981. Na época, foi um marco na produção de cenoura no país, uma vez que possibilitou a expansão do cultivo para novas áreas de produção como o Cerrado brasileiro, o que resultou em estabilidade de preços e na regularização da oferta do alimento durante o ano inteiro.