Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Comércio do DF é a principal opção de compras para municípios de quatro estados

Quinta, 21 de maio de 2020
Do Blog Chico Sant'Anna


Consumidores de cidades de Goiás, Minas Gerais, Piauí e Bahia buscam a capital federal para compras de artigos de vestuário e calçados e/ou móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática

Por Chico Sant’Anna, com base no IBGE
Que Brasília influencia a economia de vasta área do interior do Brasil, isso todo mundo já sabia, mesmo porque, essa era uma das razões da mudança da Capital Federal do litoral para o interior do Brasil. Agora, uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que percentuais significativos da população de 99 municípios, espalhados por sete estados, procuram Brasília como destino para compras, especialmente, de vestuário e calçados para consumo próprio. O maior percentual destes municípios estava em Goiás (42,4%), seguido da Bahia (20,2%) e de Minas Gerais (19,2%). Se o produto desejado é móveis ou eletrodoméstico, em algumas cidades, como a mineira Unaí, fazer compras desses produtos no DF é a opção de 100% dos consumidores.

A Pesquisa Regiões de Influência das Cidades – Informações de Deslocamentos para Comércio 2018 traz um diagnóstico da logística de abastecimento de alguns bens de consumo – vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos – e a influência exercida pelas cidades-polo. É uma antecipação de parte dos resultados da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (REGIC) 2018, com o objetivo de ajudar a mapear os efeitos econômicos da Covid 19 em Polos comerciais regionais e subsidiar políticas públicas de incentivo a essas atividades comerciais. O isolamento social atual desencadeou mudanças no padrão geográfico de consumo por causa da redução da atividade comercial e de restrições de deslocamentos entre municípios.