Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de julho de 2020

As nossas rachadinhas são chinesas ou norte-americanas? Somos prisioneiros dos engenheiros do caos!

Quarta, 29 de julho de 2020
Por Cida Torneros

Vista assim do alto, mais parece um céu no chão. Assim diz a canção sobre a Mangueira, que ouvi na voz de Elizeth Cardoso em comemoração aos seus 100 anos de nascimento. 

Olho do céu para a nova guerra fria, regada à plataforma 5G de e ao cruel corona vírus supostamente conspirado pelo comunismo quase capitalista do país milenar de civilização "amarela".

Claro que há total miscelânea de informações rolando nas quebradas como diria Emicida, mano!

Quem não lembra da velha guerra fria Rússia versus Estados Unidos?

Foi longa e inspirou roteiros cinematográficos espetaculares oferecendo as estratégias de espionagem e contra espionagem do século XX.

Entretanto,  nesta primeira metade do século XXI, tudo parece incrivelmente fantástico,  e no fundo, é briga de cachorro grande.  Nessa história,  onde fica o mascote Brasil?

Tem que optar por uma tecnologia 5G, o que pode significar distanciamento de um dos parceiros comerciais que nos sustentam a nível de trocas tanto em exportação quanto em importação.

Carecemos de diplomacia sustentável. O filho do atual presidente do Brasil mete o bedelho na política interna dos grandes países.  Um desastre.

Outro filho já palpitou com os chineses e foi neutralizado.

Um terceiro filho dribla as investigações sobre suas práticas de "rachadinhas" a tentar escapar da punição legal.

Nosso dilema é social. Mas é de postura global também.  Diria que o pequeno-grande Brasil está mesmo rachado. Com a ajudinha funesta da família Bolsonaro.

Nossas representações políticas para embates internos ou externos, seguem sendo "fracas ".

Ao tentarmos resolver questões internas, esbarramos  na condição de dependência de terceiros para garantir a liquidez da sobrevivência econômica desta terra descoberta por Cabral.

Dá um nó na cabeça do cachorro do mapa amazônico. O General Mourão indica a inclinação pró China.

Salvar a Pátria é tarefa hercúlea.  Combater o Covid 19 é uma corrida trapaceada que escancara corrupção além de rumo desordenado de ações.

Rachamos em vários níveis.  Isso é verdade.  Quem ganha ou perde?

O povo sai sempre perdendo. Perde no poder aquisitivo ou até na segurança  da sua vida. Esta vai no embalo de um navegante à deriva. Estamos infectados de vírus das fake News e da violência das facções dos traficantes ou dos milicianos.

Estamos rachados, ou melhor, estamos abandonados à própria sorte. Salvai-nos, Anjos da Guarda! Hora de convocar os soldados do Além. 

Mas como "Deus" é brasileiro, Ele resolverá com certeza. Com justiça até. 

O enigma será desvendado um dia desses. Ainda no século XXI,  após a pandemia.  Quem sobreviver, verá...

CIDA TORNEROS

==========
Cida Torneros é jornalista aposentada e edita o blog
https://voudebolinhas.blogspot.com/