Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de julho de 2020

MP Solidário: Número de animais abandonados aumentou com pandemia

Sexta, 17 de julho de 2020
Do MPDF
Animais abandonados aguardam sua solidariedade e o aconchego de uma família
Com a mudança na rotina e o estresse gerado desde o início da pandemia de Covid-19, algumas famílias decidiram não manter mais seus animais. Por essa razão, no vídeo “MP Solidário: Impacto da pandemia no abandono de animais”, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) faz um alerta para aumento do número de casos de abandono e as responsabilidades de cuidar de um animal. 

Para a promotora de Justiça do Meio Ambiente Luciana Bertini, uma das preocupações do Ministério Público é a situação de abandono desses animais, que vão para as ruas e ficam sem alimentação e sujeitos a zoonoses. “É importante que aquelas famílias que já têm experiência com guarda responsável se sensibilizarem agora com esses animais que precisam de cuidados”, afirma. 
Uma dessas pessoas solidárias foi a comerciante Andréia Tomé. Ela optou pela adoção de um cachorro para sua filha, que está com as aulas paralisadas por conta da pandemia. Para elas, além de o momento proporcionar mais tempo para se conhecer, a adoção foi uma oportunidade de ajudar um animal que estava sem um lar e alegrar a rotina da criança.
A promotora de Justiça destaca que animais exóticos e silvestres não são pets. “Eles não são animais de companhia. Apenas cães e gatos são”, enfatiza.

MP Solidário
O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do MPDFT para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência.