Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Viva o Palhaço Pirulito!

Sexta, 24 de julho de 2020
De um grande amigo do Palhaço Pirulito:

José dos Santos Cavalcante, nasceu há 54 anos no Rio Grande do Norte, passou por Goiás e veio parar definitivamente no Distrito Federal, precisamente no Gama, cidade que adotou como sua de coração e alma.

No Gama, o José ficou apenas nos documentos e, para a felicidade da criançada e dos incontáveis amigos, se tornou o Palhaço Pirulito, por gosto e necessidade. Símbolo da alegria, da inocência, da amizade, da vida, era esse o cidadão que transitava pela cidade vendendo picolés, sorvetes, algodões-doces e balões, querido por gerações de gamenses.

Pirulito partiu hoje, nos deixou, foi levado para outra morada, deixando em seu rastro um vazio sem precedentes na cidade que tanto amou, o Gama.

Certamente o seu time do coração, a Sociedade Esportiva do Gama, perdeu o seu torcedor símbolo, que pulava de alegria nas vitórias e chorava como poucos nas derrotas. Esse era o Pirulito, um gamense de camisa, de alma, de coração, de tudo...

Pirulito se tornou uma figura indelével, jamais será apagado de nossas lembranças, construiu com sua simplicidade uma infinidade de amigos, que vêm de gerações e que certamente o fará sobreviver por muito tempo ainda.

Aplausos, aplausos para esse artista da cara pintada e da alma repleta de cores, que agora nos deixou para alegrar um novo tempo, um tempo que será vivido ao lado do Criador de todas as coisas.

Viva o Palhaço Pirulito!!!!!!!!!

Cláudio Alcântara*

=============
Comentário do editor do Blog Gama Livre:

*Cláudio Alcântara e o Palhaço Pirulito eram conhecidos há décadas. Amigos de se falarem, inclusive nas últimas semanas, muitas vezes. Falaram por telefone na véspera em que o "Paiaço (carinhosamente assim muitas vezes chamados por Cláudio) foi internado no Hospital Regional do Gama. O editor deste blog é testemunha da amizade entre os dois. Desde os tempos que Cláudio Alcântara ainda morava na Quadra 18 do Setor Leste do Gama, onde quase sempre conversava em finais de tarde com o amigo Pirulito. Este editor do Blog Gama Livre sempre que encontrava nas ruas do Gama com o Palhaço a informação era imediata "Professor Taciano, falei ontem com o Cláudio", "Sempre falo com o AMIGO Cláudio do Cine Itapoã". É que Cláudio Alcântara, o amigo que enviou ao Gama Livre o texto acima, foi um dos fundadores do Cine Clube Porta Aberta que, por longos anos, foi exibidor do Cine Itapoã. Bons tempos aqueles em que o cinema tinha uma presença marcante na vida cultural da cidade do Gama. Hoje, abandonado pelo Estado, e a área cobiçada por especuladores imobiliários do DF. 

Sempre que eu encontrava, falava por telefone, ou trocava mensagens pelo e-mail ou WhatsApp com Cláudio, era infalível o fato dele perguntar pelo Pirulito e jamais deixava de apelar para que ao me encontrar com o Palhaço pelas ruas do Gama transmitisse um abraço. E sempre frisava, "é um dos maiores amigos que tenho".