Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Deputado bolsonarista quer que o Rio volte a ser Capital Federal

Quarta, 29 de julho de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Antes da mudança da Capital do Rio para Brasília, em 1960, o Senado Federal funcionava no Palácio Monroe (à direita). Entre 1914 e 1922, ali também funcionou a Câmara dos Deputados. Mas o Palácio não existe mais. Na época do governo do general Geisel, em 1976, foi demolido. Assim como o Legislativo, diversos são os ministérios e autarquias que já não possuem locais para se instalarem-no Rio de Janeiro.


Sem considerar que o Rio de Janeiro possui quatro ex-governantes presos por corrupção, e diversos parlamentares estaduais na mesma situação, sem contar a existência das milícias e da força onipresente do tráfico de drogas, o deputado bolsonarista afirma que levar de volta a capital para a capital carioca ajudaria a reduzir a corrupção no Brasil.

Por Chico Sant’Anna

No ano em que completou 60 anos de existência, Brasília se depara com uma proposta de emenda a constituição, totalmente nonsense, que propõe o retorno do Rio de Janeiro enquanto Capital da República. A brilhante ideia – e que espelha bem a qualidade de grande parte das propostas que o atual Congresso trata – é do deputado bolsonarista, Daniel Silveira (PSL-RJ). Sua justificativa é que o retorno da Capital ao Rio de Janeiro, dar-se-ia fim à decadência econômica e à escalada da criminalidade no Rio de Janeiro.

Depois da agressão proferida à cidade pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que liberou a sua verborragia deseducada acusando a Capital Federal de ser “um cancro de corrupção e de privilégios”, muitos dos quais ele era um costumas usufruidor, aparece outro correligionário do presidente Bolsonaro para disparar contra Brasília.