Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de julho de 2020

No brasil, crescimento assustador da pandemia

Segunda, 20 de julho de 2020
Helio fernandes*

O país dominado por certezas e incertezas.  O presente, alarmante, representa a certeza.  O futuro, consequente de decisões de governadores e prefeitos, mostra uma realidade sem nenhuma esperança ou credibilidade.

O prefeito de SP, (a maior capital)  cancelou a festa de ano novo,  com 5 meses e meio de antecedência. É das festas mais comemoradas, tradicionais, de engarrafar a avenida paulista.


48 horas depois, Bruno Covas agravou o pessimismo, declarou publicamente: “é difícil garantir que em fevereiro de 2021, aconteça o desfile das escolas". Estamos a 7 meses dessa festa popular. E os dirigentes não protestam, aceitam o que chamam de "adiamento".

No estado do Rio, as escolas também  convictas de  que não desfilarão. A preocupação é com o Carnaval, “festa do povo", mas também com a  expectativa praticamente sem resposta; quando terminará  essa pandemia?

PS- No estado do Rio um governador nas vésperas de sofrer impeachment, manda fechar dois importantes hospitais de campanha.

Ps2- Felizmente, atento, o Tribunal de Justiça anulou o ato do governador.

General Pazuello e Salles

Unanimidade contra, mas continuam todos os ministros são importantes, mas em plena pandemia, a Saúde e o Meio Ambiente, não podem  ser contestados e repudiados, sempre.
O general está  mais para sair do que ser confirmado. 

Interino desde que surgiu. Completou 2  meses e o chefe do governo, (desgoverno)  não se como com a sua interinidade ostracismo. 

Agora Bolsonaro resolveu defendê-lo, diz que ele é "predestinado".

O ministro  do meio ambiente, está sendo acusado na justiça, por improbidade. Mas é mantido pelo próprio Bolsonaro. 

Ontem suposta manifestação em Brasília de apoio a Bolsonaro

Num belo domingo de sol, eram  tão poucos, não pode ser chamado  nem de aglomeração.

Alguns seguidores mais ferrenhos queriam a presença do próprio presidente, como já aconteceu muitas vezes. Agora é diferente. Praticamente não  quer dar motivo  para que o acusem de cumplicidade com o fracasso. 

Também  não sai de casa por causa da doença. E a repercussão negativa do fato   do brasil  quase ser recordista mundial entre os infectados.

Só não ultrapassa os EUA, é impossível ter atuação mais desastrosa,  até criminosa do que Trump.

"Descobriram" que no brasil existe racismo.

E pedem o fim das desigualdades por medidas repressivas. Não custa lembrar.

(Em 1866, ninguém menos do  que Lincoln, "acabou" com a escravidão. Foi assassinado, agora 154 anos depois, lá mesmo, acontece  o maior movimento anti-racismo da história. Com repercussão mundial.

Muitos acreditam que nos próximos tempos, haverá redução na violência policial "justificada". O ex-presidente Obama, pediu publicamente aos prefeitos: "diminuam o aparato policial". A proteção ao crime planejado e premeditado, começa bem por baixo.

FONTE: Blog Oficial do Jornal Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.