Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de maio de 2019

No Dia Mundial das Abelhas, ONU alerta para queda global do número de polinizadores

Segunda, 19 de maio de 2019
Da
ONU no Brasil
Se você acha que está muito ocupado, pense nas abelhas do mundo. Elas, junto a outros insetos e animais, são responsáveis pela polinização de mais de 75% das principais culturas alimentares do planeta.
Neste Dia Mundial das Abelhas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alertou que polinizadores estão sob ameaça e seu volume está caindo por conta das atividades humanas.
Participante de evento do Dia Mundial das Abelhas na sede da FAO, em Roma. Foto: FAO
Participante de evento do Dia Mundial das Abelhas na sede da FAO, em Roma. Foto: FAO
Segundo a FAO, estamos possivelmente perdendo algumas espécies para sempre, com base em dados disponíveis nos Estados Unidos e na Europa.

“É realmente uma junção de fatores basicamente acontecendo ao mesmo tempo, todos eles impulsionados pela atividade humana”, disse Abram Bicksler, oficial de agricultura da FAO.
“A mudança climática é um fator, a perda de habitat é outro, o uso excessivo de pesticidas também, mas ainda há muitas doenças e pestes que estão afetando nossos polinizadores. Então, sim, quando tudo isso se junta, polinizadores estão enfrentando um momento difícil”.
De acordo com a FAO, os polinizadores mais populares são as abelhas, com de 25 mil a 30 mil espécies.
Abelhas selvagens são polinizadores mais produtivos que espécies domésticas, à medida que possuem mais pelos para que partículas de pólen fiquem agarradas.
Sem abelhas e outros polinizadores – borboletas, beija-flores, morcegos e até mesmo macacos, entre outros – a FAO afirma que não teríamos café, maçãs, amêndoas, tomates e cacau, entre muitas outras frutas e culturas produtoras de sementes.
Em pedido de proteção às abelhas e outros polinizadores, a FAO destacou seu papel essencial para manter o planeta saudável ao conservar a biodiversidade – um pilar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“O Dia Mundial das Abelhas é uma oportunidade de reconhecer o papel da apicultura, das abelhas e de outros polinizadores no aumento da segurança alimentar, na melhoria da nutrição e na luta contra a fome”, disse o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.
Em pedido para o público ajudar a combater a ameaça às abelhas e outros polinizadores — ameaça apresentada por insetos invasivos, pesticidas, mudanças no uso do solo e práticas de monocultura que podem reduzir nutrientes disponíveis para colônias de abelhas –, a FAO recomendou a plantação de uma série de flores amigáveis.
A agência da ONU também encorajou as pessoas a criarem seus próprios “hotéis de insetos” – um tronco oco ou galho de árvore, por exemplo – que são abrigos ideais para insetos polinizadores.
Celebrada pela primeira vez em 2018, a data do Dia Mundial das Abelhas – 20 de maio – não é aleatória. Foi escolhida para coincidir com o aniversário de Anton Janša, um pioneiro da apicultura moderna da Eslovênia.
Janša nasceu em uma família de apicultores em um país onde a prática é uma importante atividade agrícola, com uma longa tradição.
A ideia do Dia Mundial das Abelhas foi promovida pela Eslovênia, com apoio da Apimondia, a Federação Internacional de Associações de Apicultura, e da FAO.