Quarta, 28 de maio de 2014

Na propaganda, GDF dá destaque à mamadeira
Por Chico Sant’Anna
O Distrito Federal foi declarado Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano.
O prêmio, conferido pelo ministério da Saúde, vem coroar um trabalho de
décadas e que permitiu à Brasília contar com 15 bancos de leite e três
postos de coleta, estrutura que, em 2013, foi responsável por coletar
17,4 mil litros de leite humano e alimentar 11 mil bebês. Mas nada
poderia ter sido pior do que o anúncio publicitário feito pelo GDF para
comemorar o feito. Na peça publicitária aparece em destaque, uma mãe
amamentando a criança com uma mamadeira e não com o peito. Já que
estamos em período de Copa. Foi um tremendo gol contra de um governo
comandado por um médico e ex-diretor da Anvisa.
A marca de Capital dos Bancos de Leites deve-se a um
trabalho persistente dos funcionários da rede pública de saúde e também
dos soldados do Corpo de Bombeiros do DF, que vão às casas das doadoras
coletar o leite materno. Tudo começou há vários anos e um dos primeiros
passos aconteceu ainda no governo Cristovam Buarque (1994/1998), quando a
Unicef concedeu os primeiros títulos de hospital amigo da criança a
unidades da Fundação Hospitalar, que cumpriam com uma série de
obrigações e rotinas, sendo uma delas, possuir banco de leite materno.