Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Festa do Bonfim [Bahia] é agora Patrimônio Imaterial

Terça, 14 de janeiro de 2014
por Rayllanna Lima
Tribuna da Bahia


A tradicional Festa do Nosso Senhor do Bonfim, uma das celebrações mais simbólicas da Bahia, vai receber o título de Patrimônio Imaterial Nacional na próxima quarta-feira (15), em cerimônia que será realizada após a Missa de Ação de Graças, às 9h, no templo da Colina Sagrada. A ministra da cultura, Marta Suplicy, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, farão a entrega.

O título será entregue ao governador Jaques Wagner, ao prefeito ACM Neto, ao Arcebispo Dom Murilo Krieger, ao superintendente do Iphan-Ba, Carlos Amorim, e ao juiz secular Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia, Arthur Napoleão. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, em 5 de junho do ano passado, o registro da Festa de Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Reitor da Basílica, Padre Edson Menezes, que também receberá o título, informou é um sinal de reconhecimento. “A festa faz parte da vida da cidade. O título se trata de reconhecimento de um bem que é espiritual, cultural e religioso. É reconhecer a importância da festa”, disse.