Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2014, será rebelde e de luta

Quarta, 1 de dezembro de 2013
Daniel Mazola
 
2013 entrou para a história do Brasil como o ano em que o povo, jovens e idosos, movimentos sociais, black blocs, anonymous, militantes socialistas, anarquistas e comunistas, fóruns e coletivos de luta, e principalmente uma nova juventude combatente e de trabalhadores se levantaram contra décadas e séculos de injustiças, humilhações e opressões sofridas pelo nosso povo.
 
Junho e julho passaram e deixaram suas lições. Nas ruas das principais capitais, as massas deram provas de sua disposição de luta e coragem, deixando perplexas as “autoridades” do velho Estado, sua imprensa de mercado-vendida e seu aparato policial militar.
 A partir do levante popular, começou a cair por terra toda a propaganda do “sucesso” que serão os megaeventos: Copa e Olimpíadas. Mas numa tentativa desesperada de governantes irresponsáveis, arrogantes, desqualificados e gananciosos, para garantir tal “sucesso” partiram para truculência usando todo tipo de violências e manipulações contra os manifestantes: tiros de bala de borracha, prisões, bombas, flagrantes forjados e intimidações por parte da polícia foram a receita principal.
 
As palavras “vandalismo”, “baderneiros”, “criminosos”, “arruaceiros” e outras alcunhas mais foram repetidas à exaustão pelos papagaios âncoras e repórteres dos telejornais. Criminalização da pobreza, remoções de favelas, a militarização de bairros pobres e os diversos crimes cometidos pelo velho Estado contra a população em nome dos megaeventos, estes a imprensa venal e comprometida, por vezes, manipulou, escondeu ou pouco falou.
 
A propaganda que o desgoverno PT, há mais de dez anos, tenta vender de um “Brasil de todos”, o “fim da miséria”, etc, está sendo questionado, desmascarado e colocado em xeque. Os grandes protestos foram a prova de que, assim como seu antecessor FHC, o desgoverno do oportunismo não passa de mais um gerenciamento de turno do velho Estado capitalista.
 
O correto é afirmarmos que PT-PSDB são as duas faces da mesma moeda que disputam a hegemonia política no país, representam o mesmo modelo político-econômico e deveriam se fundir numa só legenda. Exemplo clássico e irrefutável: lembremos o que foi a entrega da Companhia Vale do Rio Doce, em 1997, pelo então governo FHC (PSDB), um dos maiores crimes de lesa-pátria praticados na História do Brasil. Se avaliarmos só as riquezas minerais do subsolo sob controle da empresa (minério de ferro, manganês, ferro-ligas, níquel, cobre, carvão, potássio, alumínio, bauxita, nióbio, tungstênio e caulim), o valor estimado da empresa ultrapassa 1 trilhão de dólares.
 
Pois bem, a mesma empresa foi leiloada por R$ 3 bilhões, e com recursos financiados pelo BNDES, uma grande teta, uma mega-negociata, e tudo sempre sendo feito com a cumplicidade do jornalismo de mercado e seguindo ordens impostas de fora do país. Agora, ocorreu exatamente a mesma coisa, entreguismo puro, e as corporações de mídia caladas e acríticas. Nosso patrimônio natural e nossas reservas das bacias petrolíferas continuam sendo leiloadas. O Pré-sal deveria servir ao desenvolvimento nacional e as futuras gerações. Sendo assim, é necessário registrar que o governo Lula-Dilma (PT) também não fica nem 1 milímetro atrás em matéria de entreguismos, mensalões, negociatas, crimes de lesa-pátria que o grupo antecessor.
 
Mais reivindicações, que venha 2014
 
No Rio de Janeiro e São Paulo, onde ocorreram os principais combates entre os jovens e a repressão, a organização e o combate para 2014 promete ser ainda maior, mais articulado e com maior poder de alcance. Serão retomadas as manifestações promovidas pela efervescente mobilização da maior parte da sociedade que “perdeu a paciência”. Vivemos uma grande expectativa para o próximo ano!
 
É certo o destaque que o país terá em função da realização da Copa do Mundo, e de suas conseqüências, haverá eleições gerais em outubro, quando serão escolhidos o presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Essas escolhas serão influenciadas pelos eventos precedentes, que serão explosivos. Esperem e verão um ano ainda mais inflamado e rebelde. A consciência de muitos despertou, agora sabem que a luta não é apenas por centavos.
 
Em outros estados pelo Brasil afora a situação não é diferente. O movimento camponês, principalmente o combativo, se vê em constantes ameaças de despejo, intimidações, assassinatos de lideranças, etc. Mesmo assim, a luta camponesa prossegue de forma vigorosa com suas tomadas de terras, a construção de assembléias e escolas populares. A bandeira da Revolução Agrária está erguida em vários estados do país.
 
Em 2013 o esforço foi ao máximo, e fortaleceu a esperança para um 2014 rebelde e com muitas lutas. Vou redobrar meu espírito combativo por um Brasil justo, e com imprensa totalmente democratizada. Precisamos seguir firmes gritando e reivindicando nossas demandas, sempre em defesa de um verdadeiro e necessário PROJETO de NAÇÃO! "Amanhã vai ser maior".