Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Em abaixo-assinado, organizações criticam entrega da base de Alcântara aos EUA

Sexta, 3 de fevereiro de 2017
Do Psol Nacional 


Em abaixo-assinado, organizações criticam entrega da base de Alcântara aos EUA

Crédito da foto: FAB
Organizações, entidades e militantes do Brasil e do mundo criticam, em abaixo-assinado, a proposta, retomada pelo presidente Michel Temer e seu ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), de entregar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para o uso dos Estados Unidos.
O texto afirma que a proposta é completamente ofensiva “à soberania nacional ao permitir controle total ou parcial dos EUA sobre parte do território nacional, o que por si só o torna inaceitável”e, além disso, já se mostrou desvantajosa, econômica e tecnologicamente, para o Brasil.
A utilização dos equipamentos pelos EUA não vai significar nenhuma transferência de tecnologia para o Brasil. E, mesmo assim, nosso país terá que aprovar uma lei para que, segundo reportagem do jornal O Globo, “indique de forma técnica e pormenorizada a proteção que será dada a todo componente tecnológico manipulado em solo brasileiro.”
O abaixo-assinado está aberto a novas adesões, tanto por e-mail (jubileusulbrasil@gmail.com) quanto por WhatsApp no telefone (11) 991163721.
Os organizadores da carta, segundo matéria do Brasil de Fato, pretendem entregá-la ao governo federal. Ao mesmo tempo, será solicitada a divulgação do teor do acordo oferecido aos EUA.