Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Secretário de Saúde faz postagem provocativa nas redes sociais e SindMédico denuncia ao CRM-DF

Segunda, 13 de março de 2017


===========
Por Delmo Menezes, Agenda Capital Foto: Reprodução/Divulgação - 13/03/2017


e Blog do Sombra

De acordo com a denúncia, Humberto Fonseca publicou em sua página pessoal do Facebook, uma postagem sobre sua atuação como médico no Hospital Regional do Gama, onde teria atendido juntamente com o profissional médico Ismael, 60 crianças no Pronto-Socorro da Pediatria daquele hospital

O Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), protocolou na tarde desta segunda-feira (13), no Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), denúncia contra o secretário de saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, por suposta conduta que contraria o Código de Ética Médica.

De acordo com a denúncia, Humberto Fonseca publicou em sua página pessoal do Facebook, uma postagem sobre sua atuação como médico no Hospital Regional do Gama, onde teria atendido juntamente com o profissional médico Ismael, 60 crianças no Pronto-Socorro da Pediatria daquele hospital.

Segundo a denuncia, protocolada no CRM-DF de nº 004207/2017, consta em nome do médico Ismael Alexandrino Júnior, somente 12 atendimentos, em detrimento dos 60 anunciados pelo secretário Humberto.

De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico:

Art. 87 – Deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente;

Art. 5º – Assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou;

Art. 49 – Assumir condutas contrárias a movimentos legítimos da categoria médica com a finalidade de obter vantagens

Art. 18 – Desobedecer aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeitá-los.

Nos bastidores comenta-se que as postagens do secretário de saúde nas redes sociais, tem sido consideradas provocativas, e recebidas de forma negativa pelos servidores da saúde, aumentando a animosidade que existe em relação ao governo Rollemberg.

==============
O texto e imagem abaixo foram acrescentados às 23h18 desta segunda.

Do SindMédico

Humberto Fonseca é denunciado ao CRM

Classe médica quer esclarecimentos sobre atendimento do secretário no dia 4 de março, no Hospital Regional do Gama.

O diretor Jurídico do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Antonio José dos Santos, protocolou denúncia contra o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, na tarde desta terça-feira, motivado por postagem feita no perfil do Fonseca, no Facebook, no qual se gabava de, junto com o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, ter atendido 60 crianças na recém-reaberta emergência pediátrica do Hospital Regional do Gama, no dia 4 de março.
O sistema de prontuário eletrônico teve 12 registros de atendimentos feitos por Alexandrino e nenhum feito pelo secretário, que teria sido, então, o responsável por 42 consultas em um plantão matutino. Protocolada sob o número 004207/2017, a denúncia aponta infrações contra o Código de Ética Médica.
Foram então elencados quatro tópicos, os quais o secretário pode ter infringido, a serem definidos pela apuração do que realmente tenha ocorrido naquele plantão:
Deixar de elaborar prontuário legível para cada paciente;
Assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou;
Desobedecer aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeitá-los.
Assumir condutas contrárias a movimentos legítimos da categoria médica com a finalidade de obter vantagens.