Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Governador do Distrito Federal: Repense a obra do Trevo de Triagem Norte

Sexta, 29 de julho de 2016
Da avaaz.org
Governador do Distrito Federal: Repense a obra do Trevo de Triagem Norte

Por que isto é importante

Brasília ainda tem chance de continuar a ser a inspiradora capital modernista e modelo de resiliência urbana.

Brasília ainda tem a chance de reverter a contínua destruição de nascentes e o massacre desnecessário do cerrado, e salvar a área verde da Ponta Norte: suas árvores, seus olhos d'água, seus animais, especialmente suas aves, como araras azuis e tucanos, já ameaçados pela expansão da cidade.

Brasília ainda tem a chance de implementar um modelo de transporte sustentável, baseado no transporte público eficiente e de qualidade, em vez de aprovar um obsoleto pacote de obras viárias ineficazes e caras, que continua a favorecer o uso do automóvel, destruindo tudo no caminho sem nunca resolver o problema dos congestionamentos.

Infelizmente, o modelo ultrapassado prevalece na construção do Trevo de Triagem Norte, um complexo de viadutos e novas vias que deve duplicar a capacidade de carros da Ponte do Braghetto. A obra foi licenciada com base em um Relatório de Impacto Ambiental fraco e em uma audiência pública não representativa (dos 39 participantes, apenas 5 não eram do governo ou das construtoras). Ainda, a obra vem sendo imposta pelo Governo do Distrito Federal como a única solução para o sofrimento de milhares de pessoas nos congestionamentos na Saída Norte.

Para resolver os problemas de congestionamento em Brasília, em vez mais vias de asfalto e viadutos para mais carros, mais acidentes, mais engarrafamentos, mais poluição, mais prejuízo para a saúde, para o orçamento familiar, e para a população que já é penalizada por um modelo injusto e ineficaz de transporte público, precisamos de medidas diferentes, tais como uma ênfase real em transporte público, confortável, com linhas e tarifa integradas, com novas linhas de metrô, e inovação tecnológica, incluindo a crescente transição para ônibus e micro-ônibus elétricos, com energia limpa, e uma rede cicloviária efetiva e integrada ao transporte coletivo público.

Ainda há tempo para o GDF deixar legado justo, inovador e democrático para o futuro da vida na cidade! 

Vamos juntos fazer a mudança!

Assine o pedido para Brasília irradiar a tão desejada revolução no transporte público e na mobilidade urbana que todos esperam do GDF!

#repensePontaNorte