Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de julho de 2016

Falta de reagentes ameaça Teste do Pezinho na rede pública do DF

Terça, 26 de julho de 2016
Do SindSaúde
Falta de reagentes ameaça Teste do Pezinho na rede pública do DF
Após denúncias, o diretor do SindSaúde-DF Vander Borges apurou que a falta de reagentes no Hospital de Apoio ameaça a realização do Teste do Pezinho em toda a rede. A unidade, que é responsável pelos exames de todas as regionais, vem sofrendo com a falta gradativa do componente.

Desde fevereiro, quatro das 39 patologias previstas pelo procedimento tem deixado de ser testadas, duas delas são consideradas obrigatórias pelo Ministério da Saúde. Faltam reagentes que detectam anemia falciforme, infecções de repetição, Galactomesia e atraso no desenvolvimento intelectual e físico. De acordo com as denúncias colhidas, o quadro pode piorar ainda mais, pois o estoque de outros 22 está baixo e devem acabar em menos de um mês. O processo de licitação que trata da compra dos itens estaria se arrastando desde 2012. “Desde o ano passado estamos solicitando agilidade, enquanto isso tem crianças correndo riscos de lesão e até óbito”, informou uma fonte.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou a falta dos reagentes e declarou que a coleta de material está sendo realizada normalmente nas unidades de saúde e armazenada para que esses exames sejam realizados tão logo haja reabastecimento. A Pasta garantiu que o processo de compra dos reagentes para reabastecer toda a rede está em fase final, mas não estipulou prazo para a solução do problema.